Porto Velho, RO - Os agricultores de Rondônia deverão colher cerca de 4,1 milhões de toneladas de grãos na safra 2023/2024, como aponta o 8º Levantamento de Grãos da Safra 2023/2024, divulgado nesta terça-feira (14) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Se confirmado, o resultado estabelece um novo recorde para o estado. O crescimento em relação ao ciclo passado é de 8,7%, mas quando comparamos com a temporada 2018/2019 o incremento é ainda maior e chega a 86%.
Dentre as culturas cultivadas em Rondônia, soja, milho e arroz registram elevação na área cultivada. Para a oleaginosa, o aumento chega a 6,8%, estimado em 635,5 mil hectares. De acordo com o boletim, as áreas implantadas na região sul do estado foram favorecidas pela presença de chuvas desde o plantio. “Já no centro e no norte de Rondônia a realidade foi outra. As chuvas iniciaram de forma muito esporádica e só se firmaram a partir da primeira semana de dezembro, atrasando em muito o calendário agrícola desta safra”, avalia o superintendente da Conab em Rondônia, Rosemberg Alves Pereira. Mesmo assim, a produtividade das lavouras deve apresentar uma melhoria de 2%, resultando em um aumento na produção em torno de 9%, estimada em cerca de 2,2 milhões de toneladas.
No caso do milho, a área deve crescer 9,8%, podendo chegar a 333 mil hectares. No entanto, a Conab estima um menor desempenho das lavouras, com a produtividade da segunda safra do cereal saindo de 5.281 quilos por hectare para 5.221 quilos por hectare. A maior área semeada compensa a perda na produtividade e a colheita no segundo ciclo do grão deverá registrar um incremento de 8,7%, estimada em 1,66 milhão de toneladas.
O crescimento para a área semeada de arroz em Rondônia chega a 10,5%. Com isso, a cultura deverá ocupar 41,2 mil hectares no estado. Esse aumento é explicado pela substituição do cultivo da soja pelo plantio do arroz, devido à irregularidade das chuvas na semeadura da oleaginosa. A maioria dessas áreas já foram colhidas ou estão em fase final de maturação. Já as lavouras implantadas na safrinha apresentam-se, em sua maioria, em fase final de desenvolvimento vegetativo, com algumas áreas já em início de enchimento de grãos. A expectativa é que a colheita de arroz atinja 134 mil toneladas.
Outras informações sobre o cultivo de grãos em Rondônia e nos demais estados podem ser obtidas no 8º Levantamento da Safra de Grãos publicado no site da Conab.
Fonte: Conab