Deputado do PL é pré-candidato em Ji-Paraná, Escola Bilíngue de Porto Velho precisa de investimentos, PDT, PSB e Psol também disputam sucessão na capital

Deputado do PL é pré-candidato em Ji-Paraná, Escola Bilíngue de Porto Velho precisa de investimentos, PDT, PSB e Psol também disputam sucessão na capital


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO
- Ji-Paraná – O deputado estadual Affonso Cândido (PL), garante que estará na disputa da prefeitura nas eleições municipais (prefeito vice e vereadores) de outubro próximo. Seu nome deverá ser confirmado nas convenções partidárias, que ocorrerão no período de 20 de julho a 5 de agosto. Recentemente o ex-secretário de Estado da Saúde, João Durval, que comandava o PP em Ji-Paraná deixou o partido e se filiou ao PL, presidido no Estado pelo senador Marcos Rogério, que é de Ji-Paraná. João Durval disputou as eleições a prefeito em 2020 e foi derrotado pelo atual prefeito, Isaú Fonseca, do MDB, hoje no União Brasil, que somou pouco mais de 9% dos votos válidos a mais. Sua filiação do PL provavelmente seria para candidatar-se a prefeito, mas como o deputado Affonso Cândido disse que é pré-candidato, o PL deverá ter uma disputa interna para escolher o postulante a prefeito nas convenções.

Escola – A secretaria de Educação da capital deve analisar com mais atenção a situação da Escola Municipal Bilíngue de Porto Velho, que abriga cerca de 170 alunos. A escola fica no Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, imediações da Igreja São Vicente Palotti, existe há 10 anos e não tem as mínimas condições de atender a demanda de alunos, do pré ao quinto ano do ensino fundamental. A promessa de um prédio adequado existe há tempo, mas a escola continua funcionando precariamente em um local, que não tem condições de abrigar os 170 alunos. O prefeito Hildon Chaves (PSDB) poderia cobrar a Secretaria da Educação instalações adequadas para os alunos da escola bilíngue.

Eleições – E vamos em frente com a relação de os nomes em condições de concorrer a prefeito de Porto Velho nas eleições de outubro próximo. Nas colunas de segunda-feira (6) e terça-feira foram citados os nomes dos pré-candidatos Mariana Carvalho (UB), Euma Tourinho (MDB). Fátima Cleide (PT) e Marcelo Cruz (PRTB), presidente da Assembleia Legislativa (Ale) à sucessão municipal na capital. Hoje temos mais alguns nomes que estão na lista de prováveis candidatos a prefeito de Porto Velho, capital de Rondônia com mais de 350 mil eleitores e único município do Estado, que oferece a possibilidade da realização de eleições em segundo turno.

Eleições II – Na luta pela sucessão municipal em Porto Velho também estão o professor universitário e presidente regional do PSB, Vinícius Miguel, que já teve bons desempenhos em eleições anteriores, mas não conseguiu se eleger. É um pré-candidato com considerável potencial eleitoral, inclusive existe a possibilidade de parceria com o PT, da ex-senadora Fátima Cleide. O PDT, presidido no Estado pelo ex-senador Acir Gurgacz vai de “sangue novo”, com o pré-candidato advogado Célio Lopes, liderança das bases do partido. O Rede vem com o advogado Samuel Costa como pré-candidato. É jovem, mas tem experiência na política, já disputou cargos eletivos e é figura constante na política regional. O Psol provavelmente virá com o folclórico, mas simpática figura da política regional, Pimenta de Rondônia. A lista, ainda, náo terminou.

RRS – Foi aprovada na concorrida sessão ordinária de terça-feira (7) da Assembleia Legislativa (Ale), a mudança temporária de o plenário, para a Rondônia Rural Show (RRS), que será realizada em Ji-Paraná no período de 20 a 25 deste mês. É a maior mostra do gênero da Região Norte. Na RRS de 2023 foram comercializados mais de 3,5 bilhões. A Ale realizará sessão extraordinária em estande próprio na RRS, uma oportunidade ímpar para os moradores da região central saberem como funciona um parlamento estadual. Além das homenagens (títulos honoríficos, Honra ao Mérito, etc.), a sessão deverá priorizar assuntos relacionados à região sediada por Ji-Paraná, segundo maior e mais importante município econômico, social e politicamente de Rondônia. A sessão plenária será na quinta-feira (23) com homenagens pela manhã e extraordinária à tarde, no Centro Tecnológico Vandeci Rack.

Respigo
O trabalho da Polícia Militar de Rondônia denominado de “Força Máxima” com ações permanentes no centro e bairros de Porto Velho está sendo positivo. Diariamente pessoas estão sendo detidas, armadas e que, certamente iriam praticar delitos, execuções, como ocorria antes de o trabalho ostensivo da “Força Máxima”, ação que deve ser priorizada, estimulada, ampliada +++ Triste, assustadora e preocupante a situação da população de a maioria dos mais de 400 municípios do Rio Grande do Sul que estão embaixo d`água. Cenas chocantes são constatadas pelos heróis que estão trabalhando no resgate a apoio a milhares de famílias desabrigadas +++ O humano, ainda, não se conscientizou que não pode desafiar a natureza. E que o planeta terra é apenas um minúsculo ponto brilhante no universo +++ Será que Porto Velho precisa de um estádio superior ao atual onde se antecipa que serão investidos R$ 70 milhões na reforma? Para um campeonato que tem somente oito times participando? +++ Modernizar o sistema de iluminação noturna, arquibancadas, vestiários e outros investimento em infraestrutura, do Aluízio Ferreira, ótimo. Mas a maior parte dos R$ 70 milhões, deve atender a outros segmentos relacionados ao esporte e cultura do Estado.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem