Semana decisiva para filiações e troca de partidos, em julho eleição suplementar em Candeias do Jamari, Porto Velho lidera na produção de soja

Semana decisiva para filiações e troca de partidos, em julho eleição suplementar em Candeias do Jamari, Porto Velho lidera na produção de soja

A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Eleição – Desde 2012, que o município de Candeias do Jamari vem trocando sucessivamente de prefeitos por diversos motivos, inclusive assassinato, como ocorreu com Chico Pernambuco (PSB) em março de 2017, fuzilado dentro do seu carro quando estava chegando em casa, e os demais devido a afastamento pela Justiça e cassações de mandatos. Por isso teremos eleição suplementar no dia 9 de junho para escolha de um prefeito com mandato tampão (até o final do ano). Candeias do Jamari, terá um novo prefeito, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Em outubro serão realizadas eleições municipais (prefeito, vice e vereador) em todo o Brasil e novamente o eleitor de Candeias do Jamari terá que ir às urnas para votar a prefeito, vice e vereadores, que assumirão em janeiro do próximo ano.

Suplementar – Desde 2012 passaram dez prefeitos pela prefeitura de Candeias do Jamari. Dinho Souza (PV) foi eleito em 2012, depois vieram Francisco Sobreira Careca (PSDB), Júnior Silva (PP) – 2016, Chico Pernambuco (PSB) – 2017, Luiz Ikenohuchi (DEM) – 2017, Lucivaldo Fabrício (Avante) – 2019, André Bem (MDB) – 2020, Valteir Queiroz (UB) – 2021, Toninho Cerejeiras (PSB), 2023 e Aussemir Almeida (PSB) – 2023. Para a eleição suplementar teremos dentre os pré-candidatos o nome do ex-deputado estadual, político de enorme experiência, Ribamar Araújo (PL), que foi escolhido, através de pesquisa dentro do partido, como pré-candidato a prefeito na eleição suplementar. É o primeiro a ser lançado pré-candidato para a eleição-suplementar.

Soja – Porto Velho é um município de enorme extensão territorial (34.090,952 km²,) maior que alguns Estados e vários países. A capital de Rondônia tem o maior rebanho estadual de gado de corte (1,7 milhão) e, somente de estradas vicinais tem cerca de 7 mil quilômetros, o equivalente a uma viagem de ida e volta a Londrina, no Paraná. Não é um município fácil de administrar, inclusive com distritos (dez) em condições de serem municípios, como Fortaleza do Abunã, Jacy-Paraná, São Carlos. Hoje, Porto Velho também é líder na produção de soja com aumento da safra 2022/23 de 62.53% atingindo 181.812 toneladas, segundo o IBGE. A tendência é crescer mais, prevê a Associação de Produtores de Soja e milho de Rondônia (Aprosoja-RO) pela facilidade de transporte, inclusive o fluvial com o Porto Graneleiro do Rio Madeira, em Porto Velho e a disponibilidade de terra adequada para o plantio, clima, dentre outras vantagens.

Agronegócio – O prefeito Hildon Chaves (PSDB), que está no último ano do segundo mandato consecutivo, está animado com a potencialidade da agropecuária, uma das molas propulsoras da economia do município, do Estado, do País. “Porto Velho atingiu o patamar de maior produtor de soja de Rondônia, se consolidando como a nova fronteira agrícola. Já somos o maior rebanho bovino do Estado, com mais de 1,7 milhão de cabeças e agora lideramos na soja e também expandindo em outras culturas, como o café, milho, arroz, banana e mandioca”, disse Hildon, que também preside a Associação Rondoniense dos Municípios-Arom, e se prepara para enfrentar uma campanha política, que elegerá em outubro próximo o novo prefeito de Porto Velho. Hildon está trabalhando para eleger a ex-deputada federal Mariana Carvalho, presidente regional do Republicanos, que é sua pré-candidata à sua sucessão.

Biografia – O ex-vice-governador, ex-deputado estadual Airton Gurgacz esteve na manhã de hoje (2) na Superintendência de Comunicação da Assembleia Legislativa (Ale). Entregou a vários amigos o livro biográfico do empresário Assis Gurgacz, seu irmão, da Eucatur, “Diário da Amazônia”, Rede TV!, dentre outras empresas, e pioneiro de Rondônia, que conta um pouco do muito que ele fez para o Estado. O livro com cerca de 200 páginas traz detalhes da luta do casal Nair/Assis Gurgacz. Realmente vale a pena folhear as páginas e ler um pouco do muito que o Sr. Assis e Família fizeram, fazem e farão por Rondônia, um exemplo para a juventude e orgulho do povo rondoniense.

Respigo

A mobilização é intensa entre os dirigentes dos partidos políticos em busca de nomes para concorrer às eleições municipais (prefeito, vice e vereadores) de outubro próximo. É que esta semana teremos duas datas importantes sobre o processo eleitoral +++ Na sexta-feira (5) terminará o prazo para as filiações partidárias. No dia seguinte (6) encerrará o prazo para que vereadores possam trocar de partidos +++ Quem esteve na Assembleia Legislativa (Ale) na manhã de hoje (2) foi o pioneiro do jornalismo em Rondônia, o colega Antônio Perin, de Cacoal. Foi ele que editou o primeiro jornal impresso no Estado, a sua “Tribuna Popular”, que circulava semanalmente no Estado +++ A “Tribuna Popular” continua ativa, mas já dentro da tecnologia com edição semanal, pela internet, no sistema digital +++ E o Santos saiu na frente na disputa do Campeonato Paulista na Vila Belmiro. Venceu o Palmeiras (1x0) e a decisão será no próximo domingo (7) em São Paulo, no Allianz Parque, estádio do Palmeiras.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem