
O projeto de iniciativa do Governo e em parceria com a Unir foi lançado na terça-feira (9) em Porto Velho
Porto Velho, RO - Com o objetivo oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais de Porto Velho, visando capacitar professores e alunos em primeiros socorros o “Projeto RCP Salva Vidas – Reanimação Cardiopulmonar”, de iniciativa do Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) foi lançado na terça-feira (9) em Porto Velho.
A meta é formar uma equipe de socorristas treinados na comunidade, capazes de responder de forma rápida, segura e eficaz em situações de emergência. O projeto vai ter início ainda neste mês, e as atividades vão ser ministradas por professores do curso de Medicina e Enfermagem da Unir, além de mais de 20 acadêmicos da instituição que atuarão como instrutores nas atividades práticas e de simulação.
O coordenador do projeto e professor do Departamento de Medicina, Vinicius Nogueira enfatizou sobre a importância do desenvolvimento do projeto junto às escolas. “A escola constitui-se como uma instituição que tem a oportunidade de contribuir para o pleno desenvolvimento dos alunos, integrando as esferas de formação científica, da personalidade e da cidadania” , pontuou.
PREVENÇÃO
O projeto foi criado para atender as prerrogativas da Lei 13.722/2018 [Lei Lucas], no que concerne ao treinamento de trabalhadores da Educação em Primeiros Socorros. O secretário adjunto da Sesau, Elcio Barony destacou sobre a parceria. “Esse projeto vem para fortalecer o salvamento de vidas; um aluno treinado em primeiros socorros pode ser a diferença em uma situação de emergência, seja em casa, na escola ou em qualquer outro lugar” , ressaltou.

O projeto objetiva oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais
TREINAMENTOS
- Engasgos e obstrução de via aérea por corpo estranho;
- Desmaios e convulsões na escola. O que eu devo fazer?;
- Parada cardiorrespiratória no ambiente escolar;
- Sangramentos, curativos e primeiros socorros em trauma;
- Como atuar diante de reação anafilática na escola?; e
- Em quais condições deve-se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)?