Plataformas digitais desenvolvidas pelo Governo de Rondônia proporcionam eficiência da prestação do serviço público ao cidadão

Plataformas digitais desenvolvidas pelo Governo de Rondônia proporcionam eficiência da prestação do serviço público ao cidadão

A plataforma facilita o acesso dos cidadãos aos cursos de qualificação, capacitação, auxílio financeiro temporário e equipagem

Porto Velho, RO - Para facilitar o acesso da população às oportunidades de qualificação e capacitação profissional no Programa Vencer, lançado no mês janeiro pelo Governo do Estado de Rondônia, a Plataforma Vencer foi desenvolvida pela Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação (Setic), visando facilitar o acesso dos cidadãos aos cursos de qualificação, capacitação, auxílio financeiro temporário e equipagem oferecidos pelo Programa.

O Programa Vencer, idealizado pela Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), visa proporcionar oportunidades através de qualificação e capacitação, aliado ao auxílio financeiro temporário e equipagem, para impulsionar a autonomia financeira e o crescimento econômico

A construção da Plataforma Vencer representa uma ação do Governo Estadual para promover conjuntamente o desenvolvimento socioeconômico e a inclusão social, por meio dos quais, os cidadãos em situação de vulnerabilidade social têm acesso a uma ampla gama de cursos e capacitações, com o objetivo de fornecer-lhes as habilidades necessárias para a inserção no mercado de trabalho e o desenvolvimento de suas carreiras.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, investir em tecnologia para concretizar e facilitar políticas públicas é de fundamental importância. “A plataforma desenvolvida para o Programa Vencer se alia aos objetivos do Governo do Estado para melhorar as condições de vida da população”, salientou.

Segundo o superintendente da Setic, Delner Freire, a tecnologia está aliada ao sucesso dos programas governamentais.

PARA O CIDADÃO

O Governo de Rondônia tem expandido o desenvolvimento e a implementação de soluções digitais, por meio do trabalho realizado pela Setic, para aumentar a eficiência da prestação do serviço público por meio da tecnologia. O Portal do Cidadão é uma dessas iniciativas, que unifica os serviços oferecidos pelo Estado em um único portal, tais como: agendamentos de Carteira de Identidade (RG); Passe Livre do Idoso/Portador de Deficiências; solicitação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) definitiva, e mais outros 60 serviços prestados no “Tudo Aqui”.

Também em parceria com a Seas, a Setic desenvolveu o Educa Seas, um ambiente virtual de aprendizagem para capacitar gestores, trabalhadores, conselheiros e operadores dos programas sociais do Estado. O Educa Seas é uma ferramenta que reúne capacitações na modalidade de Educação a Distância (EaD), oferecidas pela Seas, em conformidade com os princípios e diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (Suas) do Governo Federal.

A Superintendência desenvolveu ainda, como apoio ao Programa Prato Fácil, o Sistema Prato Fácil para gerenciar os atendimentos do programa, tornando-o mais rápido, e reduzindo riscos de fraude e falhas.

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