Porto Velho, RO. O
fortalecimento das relações com fornecedores é considerado importante
para impulsionar o crescimento por 6 de cada 10 executivos de empresas
varejistas. Tão importante quanto a gestão de marca e reputação e a
fidelização de clientes.
A conclusão é de uma pesquisa realizada
pela Amcham Brasil, Câmara Americana de Comércio para o Brasil, em
conjunto com a consultoria de gestão Humanizadas. O estudo anual
“Panorama 2024” ouviu diretores, vice-presidentes, presidentes e
fundadores de 694 empresas, a maioria de médio e grande porte, de
diferentes setores. E analisou a adoção de tendências e a prontidão para
inovação.
No entanto, os respondentes parecem não correlacionar o
fortalecimento de relações com fornecedores aos aspectos ambientais,
sociais e de governança (ESG, na sigla em inglês). Apenas dois em cada
10 varejistas que responderam à pesquisa acreditam que o fortalecimento
de ações ESG pode impulsionar o crescimento de suas empresas.
Uma
estratégia de sustentabilidade robusta, com uma relação próxima e
rastreamento da cadeia de fornecedores, regras e treinamentos para
ajustes de conduta, pode evitar que as empresas cometam indiretamente
ilegalidades e crimes, gerando prejuízos financeiros e à sua reputação. A
gestão de relacionamento com fornecedores deve incluir indicadores ESG.
Para
51% dos respondentes da pesquisa da Amcham em parceria com a
Humanizadas, a adoção de critérios ESG e as estratégias de
sustentabilidade estão entre os fatores que mais impactarão sua
organização nos próximos anos. No entanto, entre os temas mais
importantes, os executivos consideram a logística e cadeia de
suprimentos como baixo potencial de inovação para gerar impacto positivo
no negócio e reconhecem que possuem baixa capacidade de execução.
O
resultado aponta para a necessidade de aprofundamento dos conhecimentos
e conscientização sobre os aspectos ambientais, sociais e de governança
que afetam diretamente a reputação, sustentabilidade e sobrevivência
dos negócios.
*Publicado por Ligia Tuon
Maioria dos varejistas ainda não correlaciona aspectos ESG à cadeia de fornecimento
Estudo
da Amcham Brasil em conjunto com a consultoria Humanizadas analisou a
adoção de tendências e a prontidão para inovação em 694 empresas de
diferentes setores
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