As ações visam garantir um atendimento de qualidade e acessível a todos os cidadãos rondonienses
REFORMAS
A conclusão da obra vai assegurar maior capacidade de atendimento à população
- Hospital e Pronto Socorro João Paulo II;
- Hospital Regional de Buritis;
- Hospital Regional de Extrema;
- Centro de Diagnóstico de Rondônia;
- Hospital de Retaguarda de Rondônia;
- Policlínica Oswaldo Cruz (POC);
- Assistência Médica Intensiva (AMI);
- Hospital Regional de Cacoal (HC); e
- Hospital Regional de São Francisco do Guaporé (HRSF).
As obras do Hospital de Guajará-Mirim avançam, com a execução dos serviços na estrutura da unidade hospitalar, incluindo a construção do lactário, da lavanderia e da área de apoio ao indígena. Essas áreas passaram pela fase inicial de construção da superestrutura, recebendo vigas, pilares, lajes e outras estruturas essenciais, que irão assegurar uma maior capacidade de atendimento à população da região da Pérola do Mamoré.
O projeto RCP Salva Vidas vai oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais
A Sesau em uma ação conjunta com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e em parceria com a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizou o lançamento do “Projeto RCP Salva Vidas”, no dia 9 de abril de 2024, com o objetivo de oferecer cursos teórico-práticos e simulações em escolas estaduais de Porto Velho, visando capacitar professores e alunos em Primeiros Socorros. A meta é formar uma equipe de socorristas treinados na comunidade, capazes de responder de forma rápida, segura e eficaz em situações de emergência.
FECHA LAUDO
Em janeiro deste ano, a ação “Fecha Laudo” realizou sua 3ª edição, em Porto Velho, executando o diagnóstico de transtornos de neurodesenvolvimento em crianças do Estado, entre eles: Transtorno do Espectro Autista (TEA), Déficit Intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador Opositor (TOD), totalizando a entrega de 248 laudos.
COMBATE À DENGUE
Uma ação promovida pela Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa) e Secretaria de Estado da Saúde, de acordo com o Decreto n° 28.953, de 6 de março de 2024, foi direcionada para o combate à dengue, e mobilizou servidores entre as regiões da Capital, executando serviços de conscientização e orientação junto aos moradores dos bairros.
OPERAÇÃO SORRISO BRASIL
Uma parceria entre o Governo de Rondônia e a “Operação Sorriso Brasil” possibilitou a realização de 21 cirurgias em crianças nascidas com fissuras labiopalatinas, entre os dias 4 e 8 de abril. A ação foi promovida pelo Governo de Rondônia, em parceria com a organização médica da “Operação Sorriso Brasil”, a qual realizou o 9º Programa Cirúrgico, em Porto Velho.
CONTRATAÇÃO
Foram contratados 200 profissionais pelo “Projeto Voluntariar”
REPASSES
O Governo de Rondônia realizou repasse financeiro de R$ 463.291,00 (quatrocentos e sessenta e três mil, duzentos e noventa e um reais) para melhorias em hospitais de pequeno porte dos municípios de Alto Alegre dos Parecis; Alto Paraíso; Cabixi; Cacaulândia; Campo Novo de Rondônia; Candeias do Jamari; Cujubim; Itapuã do Oeste; Nova União; Parecis; Pimenteiras do Oeste; Primavera de Rondônia; Teixeirópolis; Urupá; Vale do Anari e Vale do Paraíso.
COMPARTILHANDO SAÚDE
No primeiro trimestre, também ocorreu a conclusão do repasse no valor de R$ 1.125.543,45 (um milhão, cento e vinte e cinco mil, quinhentos e quarenta e três reais e quarenta e cinco centavos) ao programa Compartilhando Saúde, para os municípios de Itapuã do Oeste, Presidente Médici e Theobroma, com o intuito de investir na realização de cirurgias, compra de equipamentos hospitalares e melhorias do ambiente cirúrgico.