
Governo do Estado investiu em novas tecnologias para modernizar o Centro Integrado de Comando e Controle
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou a importância do Centro na segurança do Estado. “O CICC desempenha um papel fundamental em nossa estratégia, para garantir a segurança dos cidadãos. Com integração de recursos e coordenação eficiente, o Centro Integrado de Comando e Controle fortalece os esforços para responder rapidamente a emergências e combater a criminalidade, promovendo um ambiente seguro e tranquilo para todos os rondonienses”, ressaltou.
INVESTIMENTOS
O titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, enfatizou que, os investimentos do Governo de Rondônia, na Segurança Pública permitiram ao CICC ampliar sua equipe e adotar tecnologias mais avançadas. Isso resultou em um notável aumento na confiabilidade do serviço de atendimento telefônico de emergência. Esse crescimento é evidenciado pelo aumento histórico de mais de 200% nos atendimentos registrados pelo CICC nos números 190 e 193, comparando janeiro e fevereiro de 2023, com o mesmo período em 2024.
“Através dos investimentos do Governo do Estado em tecnologias avançadas e na integração de recursos, é possível coordenar eficientemente as operações de segurança, respondendo de forma ágil a qualquer incidente e garantindo a proteção dos cidadãos. É uma ferramenta essencial para promover a tranquilidade e o bem-estar de nossa população”, frisou o secretário.
CAPACITAÇÃO
Para garantir a excelência no atendimento, o CICC realiza regularmente palestras e instruções para seu público interno, convidando autoridades e especialistas para contribuir com o aprimoramento técnico. Além disso, o uso de sistema moderno na Central de Atendimento tem proporcionado maior organização, segurança e controle do serviço, permitindo que os atendentes realizem protocolos das ligações para o acionamento posterior da equipe policial.
A eficiência do CICC se reflete na capacidade de resposta rápida, cumprindo os protocolos de acionamento dos órgãos públicos competentes, como a Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Corpo de Bombeiros Militar de Rondônia (CBMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO) e Polícia Técnico-Científica (Politec), que atuam de maneira satisfatória nas questões emergenciais de Segurança pública e defesa social.
A Central de Atendimento do CICC valoriza a resposta dos cidadãos, recebendo retornos, por meio de ligações aleatórias por amostragem ou encaminhando relatos de problemas no atendimento para a Ouvidoria da Sesdec, demonstrando o compromisso da Instituição com a melhoria contínua dos serviços prestados à comunidade.