Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe
Porto Velho, RO - Com o intuito de fomentar a sanidade aquícola do Estado, o Governo de Rondônia promoveu o Dia Especial do Programa Peixe Saudável, na quinta-feira (18), na propriedade do produtor rural Celso Toscan, localizada na RO-257, travessão B83, Lote 169, no município de Ariquemes. A ação foi realizada por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) e Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).
De acordo com o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o objetivo do programa é o atendimento especializado ao piscicultor da agricultura familiar, em análise de água e de peixes, para promover a manutenção da qualidade sanitária dos animais, mediante adoção de boas práticas de manejo. “Ao fornecer conhecimentos, estamos auxiliando no desenvolvimento da produção do pescado em Rondônia”, salientou.
SOBRE O PROGRAMA
Por meio da conscientização e assistência técnica aos produtores, é possível produzir com qualidade
“Eventos como esse são fundamentais para disseminar o conhecimento entre os interessados na cadeia do peixe. Até o momento, 1.310 piscicultores foram atendidos em Rondônia, e 736 amostras de água foram analisadas em 35 municípios. As ações têm contribuído para fortalecer a cadeia produtiva na região”, observou Luiz Paulo.
ASSISTÊNCIA E QUALIDADE
O produtor rural, Celso Toscan disse que, todas as orientações repassadas pelos técnicos da Emater-RO estão ajudando a melhorar a qualidade da produção de peixes em sua propriedade. “É importância manter a sanidade aquícola em dia, não só para garantir a saúde dos animais, mas também para assegurar a segurança alimentar dos consumidores que compram o peixe que estou produzindo”, pontuou.
O diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão explicou que, o Programa Peixe Saudável é uma iniciativa essencial para o desenvolvimento sustentável da piscicultura em Rondônia. “Por meio da conscientização e assistência técnica aos produtores é possível promover uma produção de peixes mais saudável e de qualidade, favorecendo o crescimento do setor e a geração de renda no Estado”, evidenciou.
Também estiveram presentes no evento a Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (Acripar) e a Prefeitura de Ariquemes, o que ressalta a importância da parceria entre instituições públicas e privadas para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar a cadeia produtiva de pescados. É fundamental que tais iniciativas sejam continuamente promovidas, visando o desenvolvimento sustentável e a melhoria das condições de vida no campo.