.jpeg)
O evento desenvolvido pelo Governo de Rondônia, aconteceu na sexta-feira (5)
Porto Velho, RO - Os expositores da Feira de Agricultura Familiar, realizada na primeira sexta-feira de cada mês, no acesso D de um Shopping na capital, comemoram os resultados das vendas e visibilidade dos produtos, no local onde circulam centenas de pessoas. O evento, desenvolvido pelo Governo de Rondônia, aconteceu na sexta-feira (5), das 16h às 21h, e reuniu compradores interessados em chocolates, defumados, artesanatos e vários outros produtos em exposição.
A Feira é produzida pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), através da Coordenadoria de Agricultura Familiar (Cafamiliar), em parceria com outros órgãos do setor produtivo, a exemplo da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO).
O governador Marcos Rocha destacou a importância do evento e disse que, as feiras são oportunidades de expandir os negócios para os pequenos produtores. “Estamos abrindo portas para mais vendas, e para que, mais pessoas possam conhecer a qualidade dos produtos comercializados”, disse o governador.
Para o titular da Seagri, Luiz Paulo, os pequenos negócios garantem qualidade de vida aos produtores e artesãos, e as feiras se transformam em grandes possibilidades.
OPORTUNIDADES
A artesã Radassa Oliveira, expôs sua mercadoria na feira e destacou o apoio do Governo de Rondônia, que lhe garantiu mais vendas e a chance de mostrar o trabalho para várias pessoas. “Nossas peças são produzidas a partir da natureza. São utilizados itens como tucumã, jarina, ouriço de castanha, entre outros produtos”, disse Radassa.

Artesã diz que a exposição garante boas vendas
O produtor de cacau contou que, a esposa Marilda Tiengo da Silva, tem certificação de cursos profissionais para manipulação do chocolate. Marcelo Alves disse ainda que, sua história começou com o pai de Marilda. Na década de 70, em Jaru, a vassoura de bruxa consumiu todo cacau da plantação, obrigando a família a vir morar na zona urbana, mas logo que as pesquisas avançaram, a família voltou a plantar o cacau. Marilda então, iniciou o processo de transformação das amêndoas em chocolate e, após os cursos, investiu em chocolates finos que recebeu premiação no Brasil.
Após o reconhecimento nacional, a família foi procurada para aumentar a produção. “Estamos aqui, apresentando nosso chocolate em Porto Velho, graças ao apoio do Governo”, salientou Marcelo Medeiros.