Senador Petista do MDB de Rondônia aliado de Lula diz: ‘‘Elon Musk é um homem extraordinário’’

Senador Petista do MDB de Rondônia aliado de Lula diz: ‘‘Elon Musk é um homem extraordinário’’



Porto Velho, RO – O senador de Rondônia, Confúcio Moura, do MDB apoiador do Lula em Rondonia, expressou em seu blog pessoal considerações sobre a atual tensão entre regulação de redes sociais e plataformas digitais e as inovações trazidas por figuras como Elon Musk. Moura destaca a importância histórica de indivíduos que desafiaram o status quo, citando desde Copérnico até figuras contemporâneas da tecnologia.

Ele ressalta que "o mundo foi sempre despertado por indivíduos insurrectos, indivíduos que pensavam diferente, indivíduos que rompiam com o mesmíssimo". O senador lembra que desde a revolução proposta por Copérnico em 1543, que desafiou a concepção geocêntrica do universo, até os avanços tecnológicos recentes, sempre existiram pessoas que pensaram além das limitações de sua época.

Confúcio Moura menciona também a contribuição de figuras contemporâneas, como Elon Musk, destacando a influência destes na sociedade através da tecnologia e da inovação. Segundo Moura, "Esse Elon Musk é um homem extraordinário, o que ele tem feito pelo mundo, mesmo ganhando muito dinheiro, tendo as maiores riquezas do mundo, ele contribuiu muito".

No entanto, o senador reconhece a existência de um conflito entre a necessidade de regulação e a liberdade de inovação. Ele observa que no Brasil, a discussão sobre "regulação e não regulação" reflete um debate mais amplo sobre como balancear as normas com a evolução tecnológica. Moura argumenta que "nada há de segurar o avanço tecnológico" e que as contribuições para a humanidade provenientes dessas inovações são "enormes, são fantásticas".

Em sua reflexão, Moura alerta para a importância de equilibrar a regulação com a promoção da inovação, uma discussão que, segundo ele, é global e envolve desafios éticos significativos. Através de suas palavras, o senador sublinha a dinâmica entre controle e liberdade na era digital, um tema de crescente relevância em discussões políticas e sociais contemporâneas.

CONFIRA O TEXTO:

Alexandre de Morais (sic) x Elon Musk

Por Confúcio Moura

Esses conflitos, esses dramas, por regulação de redes sociais e de plataformas, o mundo todo persegue no momento, para estabelecer um limite ético de circulação desse mundo superior, esse mundo dos algoritmos, esse mundo dominador, esse mundo que realmente tem nossas vidas guardadas em arquivos potentes, em servidores extraordinários de armazenagem, no fundo do mar, em países, por aí afora.

Mas a gente tem que ver, por outro lado, que o mundo foi sempre despertado por indivíduos insurrectos, indivíduos que pensavam diferente, indivíduos que rompiam com o o mesmíssimo. Isso vem desde a ciência, lá com o Copérnico. Copérnico, no ano de 1.543 falou que o centro do universo, que os planetas, giravam em torno do Sol, não giravam em torno da Terra. Aquilo já foi uma revolução.

Aí vem passando a ciência, todas as suas etapas, mesmo os filósofos gregos lá atrás, muitos deles eram indivíduos indisciplinados, que procuravam furar bolhas existentes naquele mundo tão antigo e tão primitivo, mas eles já pensavam coisas futuristas sobre o Cosmo, sobre a filosofia, sobre a felicidade, sobre a existência. Sobre tudo.

E a ciência, enfim, as grandes invenções, as grandes ousadias foram feitas por pessoas malucas mesmo. Muita gente dizia – esse que cara está fora da órbita normal. Aliás, são essas pessoas que são capazes de romper os momentos da história quando surgem com brilhos especiais, como foi, provavelmente, a própria revolução industrial do final do século XIX.

Então, aí vem esses avanços surpreendentes a cada tempo. Esse Elon Musk é um homem extraordinário, o que ele tem feito pelo mundo, mesmo ganhando muito dinheiro, tendo as maiores riquezas do mundo, ele contribuiu muito e assim, como tantos outros, na área de tecnologia, nesses últimos 25 anos, fizeram revoluções extraordinárias. Então, são pessoas diferentes, pessoas fora da bola, fora do circuito, são só eles que podem realmente fazer essas grandes mudanças no mundo por pensar diferente.

O que está havendo no Brasil, essas quirelas entre regulação e não regulação, é um fator de nós normais, tentando regular o que é normal para nós. Então vamos ver. A gente torce para que tudo ocorra bem, mas nada, nada há de segurar o avanço tecnológico. Isso é besteira. E as contribuições para a humanidade são enormes, são fantásticas.


Fonte: Por Rondoniadinamica
Postagem Anterior Próxima Postagem