Foram realizadas testagens rápidas e orientações sobre a saúde do rim
No primeiro dia, ocorreu um pit stop no corredor central do Hospital de Base, com testagem de glicemia, pressão arterial e exame de urina, e orientações para conscientizar os servidores, pacientes e acompanhantes sobre a saúde renal e a importância de realizar o exame de creatinina.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha destacou que, a realização do exame é simples e gratuita e pode ajudar a identificar de forma precoce qualquer problema renal. “A população rondoniense pode utilizar os serviços ofertados na rede credenciada no Sistema Único de Saúde (SUS) para se prevenir”, salientou.
Segundo o enfermeiro nefrologista, Gilmar Meireles, “o exame de creatinina é importante para identificar, precocemente, algum tipo de desequilíbrio ou insuficiência renal e se houver, descobrir a causa e o nível da lesão para então realizar o tratamento correto”, destacou.
Um estilo de vida saudável, com uma alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos, hidratação abundante, não consumo de bebidas alcoólicas e tabagismo, são primordiais para garantir uma boa saúde do rim.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha evidenciou que, as doenças renais são um problema de saúde pública, que afeta milhões de pessoas no mundo. “O Governo do Estado tem um serviço específico para atender a necessidade desses pacientes, mas é importante que toda a população contribua com a prevenção, mantendo uma vida saudável”, evidenciou.
PROGRAMAÇÃO
15 de março
8h: Pit Stop externo na Avenida Calama, com Avenida Rio Madeira, próximo ao Porto Velho ShoppingDistribuição de material informativo
16 de março
16h: Divulgação, Conscientização e Orientação no Espaço Alternativo de Porto Velho
Orientação sobre a importância do exame de creatinina
Testagens rápidas
Avaliação com médico nefrologista (agendamento prévio)