Formatura de novas especialistas do Programa de Residência Médica da Maternidade Municipal acontece nesta sexta-feira (23)

Formatura de novas especialistas do Programa de Residência Médica da Maternidade Municipal acontece nesta sexta-feira (23)

Programa começou a ser executado pela Semusa em 2012

Porto Velho, RO - Quatro novas médicas especialistas em ginecologia e obstetrícia colam grau nesta sexta-feira (23) durante cerimônia de conclusão do programa de residência médica oferecido na Maternidade Municipal Mãe Esperança (MMME). A cerimônia da 10ª turma do programa acontece a partir das 18h, no auditório do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero).

O programa de residência médica começou a ser executado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semusa) em 2012 e forma especialistas todos os anos. De fundamental importância para o acompanhamento da mulher durante os períodos de gestação e puerperal, o médico obstetra vem ganhando cada vez mais relevância na rede de saúde pública.

Além das formandas deste ano, Joyce Damasio, Michele Farias da Costa, Patrícia Lacerda Pires e Tânia Tavares Moreira, outros 29 especialistas foram formados ao longo dos últimos anos. Para a coordenadora da Comissão de Residência Médica da Maternidade, Dra. Maria da Conceição Ribeiro Simões, trata-se de uma contribuição da Prefeitura de Porto Velho na formação de especialistas capacitados e humanizados no atendimento da saúde das mulheres no município.

A especialização tem duração de três anos. O Programa de Residência Médica é ligado e autorizado pelo Ministério da Educação (MEC) e constitui-se em uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob forma de cursos de especialização, caracterizada por treinamento em serviço, em regime de tempo integral, regulamentada pela Lei 6.932, de 7 de julho de 1981, e pelas Resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) da Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação.

Os preceptores da residência são médicos do corpo clínico da Maternidade Municipal e servidores do município que exercem atividades didáticas, assistenciais, de extensão ou de pesquisa, devidamente registrados na Comissão de Residência Médica da MMME (Coreme). O processo seletivo é nacional, realizado pela Associação Médica do Rio Grande do Sul, com provas no segundo semestre.


Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Postagem Anterior Próxima Postagem