Veja quais parlamentares federais devem concorrer nas eleições de 2024

Veja quais parlamentares federais devem concorrer nas eleições de 2024


Eleições de 2024 terão disputas para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador e 152 milhões de eleitores devem ir às urnas.

Porto Velho, RO - O ano de 2024 chegou, e parlamentares federais se mobilizam para iniciar campanhas de candidaturas para as eleições municipais. A disputa é para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 152 milhões de eleitores comparecerão às urnas.

O pleito está previsto para 6 de outubro de 2024, primeiro domingo do mês. Se houver segundo turno, a previsão é de que ocorra no último domingo do mês, 27 de outubro.

Entre os partidos que têm representação no Congresso Nacional a mobilização começou. Uma das disputas de maior destaque é pela Prefeitura de São Paulo.

O deputado federal Guilherme Boulos (PSol-SP) e o atual prefeito da cidade, Ricardo Nunes (MDB), são os principais candidatos na disputa. Pesquisa eleitoral divulgada pela Paraná Pesquisas em 13 de dezembro aponta que o deputado lidera a disputa, com 31,1% das intenções de voto. Em seguida, aparece o atual prefeito, com 25,4%.
Candidaturas oficialmente anunciadas:

PT

De acordo com a equipe do Partido dos Trabalhadores, 10 parlamentares federais anunciaram candidaturas para o próximo ano. Todos devem concorrer a prefeituras.

Alguns nomes de destaque são os da deputada Maria do Rosário (RS), segunda secretária da Mesa Diretora da Câmara, e dos deputados Washington Quaquá (RJ) e Rogério Correia (MG). Veja a lista:

Adriana Accorsi (Goiânia – GO)
Alencar Santana (Guarulhos – SP)
Denise Pessôa (Caxias do Sul – RS)
Dimas Gadelha (São Gonçalo – RJ)
Maria do Rosário (Porto Alegre – RS)
Natália Bonavides (Natal – RN)
Rogério Correia (Belo Horizonte – MG)
Waldenor Pereira (Vitória Conquista – BA)
Washington Quaquá (Maricá – RJ)
Zé Neto (Feira de Santana – BA)

Republicanos

Até o momento, somente dois deputados federais do Republicanos anunciaram candidaturas para prefeituras. O número, no entanto, deve aumentar no início de 2024.

Ricardo Ayres (Palmas – TO)
Antônio Andrade (Porto Nacional – TO)

PSol

No PSol, três parlamentares anunciaram candidaturas para prefeituras em 2024. Entre os destaques estão Boulos e Talíria Petrone (RJ).

Guilherme Boulos (São Paulo – SP)
Tarcísio Motta (Rio de Janeiro – RJ)
Talíria Petrone (Niterói – RJ)

União Brasil

O União Brasil anunciou formalmente deputados federais que são pré-candidatos para o pleito. Um dos nomes de maior destaque é o do deputado federal Kim Kataguiri (SP). O partido também listou nomes que iniciaram movimentações para as eleições deste ano, mas ainda não anunciaram formalmente as candidaturas.

Coronel Ulysses (Rio Branco – AC)
Paulinho Freire (Natal -RJ)
Nicoletti (Boa Vista – RR)
Busato (Canoas – RS)
Kim Kataguiri (São -SP)
Moses Rodrigues (Sobral – CE), não confirmado
Dr. Zacharias Calil (Goiânia – GO), não confirmado
Silvye Alves (Goiânia – GO), não confirmado
Coronel Assis (Várzea Grande – MT), não confirmado
Hélio Leite (Castanhal – PA), não confirmado
Felipe Francischini (Curitiba – PR), não confirmado
Juninho do Pneu (Nova Iguaçu – RJ), não confirmado
Cristiane Lopes (Porto Velho – RO), não confirmado
Dr. Fernando Máximo (Porto Velho – RO), não confirmado
Rodrigo Valadares (Aracaju – SE), não confirmado
Yandra de Moura (Aracaju – SE), não confirmado

PDT

Até o momento, o PDT divulgou apenas um nome de parlamentar federal para as eleições de 2024. É o da deputada Duda Salabert (MG), que tentará a Prefeitura de Belo Horizonte, em Minas Gerais.

PSB

A deputada federal Tabata Amaral (SP) é uma das apostas do partido para a Prefeitura de São Paulo em 2024.

Alguns partidos de destaque no Congresso Nacional ainda não se manifestaram sobre a disputa eleitoral. É o caso do MDB e do PP. Podemos, PSDB, Avante, Solidariedade e Patriota também não divulgaram nomes federais que devem concorrer em 2024.
Movimentações informais

PL

Apesar de não ter anunciado nomes federais formalmente, o partido do ex-presidente Jair Bolsonaro manifestou desejo de multiplicar o número de prefeituras alcançadas desde as últimas eleições.

Presidida por Valdemar Costa Neto, a legenda pretende manter a meta de conquistar mais de 1 mil prefeituras em 2024. Em 2020, a sigla elegeu 345 prefeitos.

No Rio de Janeiro, a ideia inicial era que o senador Flávio Bolsonaro, filho do ex-presidente, concorresse à prefeitura. No entanto, após debates com o pai, o parlamentar decidiu permanecer no Congresso Nacional.

A expectativa, então, é de que Bolsonaro escolha entre os militares Walter Braga Netto, ex-ministro da Defesa, e Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde e deputado federal.

Em São Paulo, um dos nomes cotados é o do ex-ministro do Meio Ambiente e deputado federal Ricardo Salles. A expectativa também é de apoio ao senador Astronauta Marcos Pontes, ex-ministro da Ciência e Tecnologia.

PSD

O PSD ainda não anunciou uma lista oficial de candidaturas para este ano. Alguns parlamentares federais, no entanto, já iniciaram movimentações informais. Um dos nomes é o do líder do partido na Câmara, Antonio Brito (BA). O deputado foi convidado para concorrer à Prefeitura de Salvador.

A candidatura de Brito, no entanto, ainda não está acordada, já que o parlamentar também tem em vista a presidência da Câmara dos Deputados em 2025, após o fim do mandato de Arthur Lira (PP-AL). Veja a lista de possíveis candidaturas do PSD:

Josivaldo JP (Imperatriz – MA)
Marcos Aurélio Sampaio (Teresina – PI)
Fábio Reis (Lagarto – SE)
Antonio Brito (Salvador – BA).


Fonte: Metropoles

Postagem Anterior Próxima Postagem