Detran-RO programa campanhas educativas, mais de 350 mil motocicletas isentas do IPVA em Rondônia, disputa ferrenha pelo cargo de vice-prefeito em Rolim de Moura

Detran-RO programa campanhas educativas, mais de 350 mil motocicletas isentas do IPVA em Rondônia, disputa ferrenha pelo cargo de vice-prefeito em Rolim de Moura


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Aleluia – Após um longo período sem desenvolver campanhas educativas, que sempre foram utilizadas pelo Detran-RO, que são necessárias e ajudam muito na disciplina do trânsito elas estão de volta. O Detran-RO, que tem o ex-deputado federal Léo Moraes na direção geral lançou em solenidade com participação de convidados, na sede da Escola Pública de Trânsito (EPT), no Bairro Pedrinhas, em Porto Velho, na manhã desta quinta-feira (25) a campanha educativa denominada “Sua Vida Vale Mais”. As ações educativas serão executadas pelo Detran-RO e coordenadas pela Escola de Trânsito priorizando as vias no centro e nos principais bairros onde ocorrem maior incidência de acidentes.

Perigoso – A campanha deverá ser aplicada também nas principais cidades do interior, mas a prioridade deverá ser Porto Velho, que tem elevado número de acidentes, muitos fatais, principalmente envolvendo motocicletas, que são utilizadas em larga escala na capital de Rondônia, que completou na quarta-feira (24), 109 anos de instalação. Na maioria de os acidentes em Porto Velho as motos predominam. A fiscalização pela Semtran (Secretaria de Trânsito) é deficiente, onde se prioriza a punição com multas aplicadas pelos Agentes de Trânsito, que ficam em pontos estratégicos somente “faturando”, quando a prioridade seria organização, orientação, sinalização eficiente e multa se for o caso, inclusive com apreensão do veículo em caso de infração grave. A campanha é bem-vinda, importante, mas é preciso maior fiscalização e organização, também.

Motocicletas – Para que o leitor possa ter uma noção do volume de motocicletas que circulam em Rondônia, o Governo do Estado publicou a Lei nº 5.706, projeto do deputado Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná), de isenção de IPVA para veículos de duas rodas de até 170cc. Segundo o governo, serão favorecidos proprietários de 350.595 motocicletas no Estado, que não pagarão o imposto este ano, graças a lei, que está em vigor desde o primeiro dia do ano de 2024. A proposta de Laerte foi aprovada pelos demais colegas na Assembleia Legislativa (Ale) e sancionada pelo governador Marcos Rocha. Segundo Rocha, “a isenção do imposto para veículos de até 170 cilindradas beneficiará aqueles que dependem do transporte para ir ao trabalho ou que usam o veículo como fonte de renda”.

Rolim – Está difícil a escolha de um pré-candidato a vice-prefeito em Rolim de Moura, já que o prefeito Aldo Júlio (UB), pretende concorrer à reeleição nas eleições de outubro próximo. A conversa predominante nos bastidores da política em Rolim de Moura é saber quem será o nome para compor como vice de Aldo Júlio, no caso, de ele concorrer a um novo mandato, como se comenta na cidade. Aldo tem apoio do Governo do Estado, por isso deixou o MDB e se filiou ao União Brasil (UB), comandado em Rondônia pelo governador Marcos Rocha. Apesar de toda movimentação em torno das eleições municipais deste ano e Aldo não ter se manifestado sobre a possibilidade de concorrer a um novo mandato, a “briga” entre seus parceiros é enorme. Mas segundo o jornalista Fernando Garcia (Rolim Notícias), o nome virá do cacique político da Família Gonçalves. Quem viver verá...

Guajará-Mirim – Um dos primeiros municípios do Estado, Guajará-Mirim, está com nova prefeita. A Operação Avatar realizada na manhã de hoje (25) afastou a prefeita Raissa Bento (MDB) do comando do município. O marido da Raissa, Antônio Bento (chefe de gabinete) também foi afastado e a vice, Mari Granemannn (Avante), que há dois anos não frequentava a prefeitura foi convocada pela Justiça, para assumir o cargo. A Operação Avatar (ventrílogo), tem esse nome, porque seria o marido de Raissa (Antônio) quem mandava na prefeitura. A ação apura supostos crimes de corrupção passiva, associação criminosa, fraude processual, nomeação ilegal de servidor, usurpação de função pública, falsidade ideológica e desacato. O afastamento tem prazo máximo de 180 dias, mas pode ser prorrogado ou suspenso.

Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica

Respigo

Hoje teremos a decisão da Copa São Paulo de Futebol Sub 20, entre Cruzeiro e Corinthians Neo Química Arena (Arena Corinthians), a partir das 14h30. A competição anual faz parte do aniversário de São Paulo (470 anos) e é a vitrine dos futuros craques do futebol brasileiro, que são revelados pelas equipes de base de a maioria dos clubes de futebol brasileiro +++ Quarta-feira (24) foi um dia típico do Inverno Amazônico, quando chove, quase que diariamente em Rondônia e região. Em Porto Velho choveu desde as primeiras horas da manhã até à noite, não com muita intensidade, mas de forma contínua +++ Estamos caminhando para a fase mais aguda do inverno amazônico (chuvas durante meses) e a expectativa é para a chegada do verão (pouca chuva durante meses), que chega em julho próximo. Este ano a estiagem foi grande e prejudicou não somente a economia regional, mas a vida das pessoas que moram à beira-rio +++ Muitas famílias tiveram que conviver com a falta de água potável e até de alimentos. É que o Rio Madeira ficou com a navegação limitada, inclusive impedida à noite durante meses, e o povo ribeirinho sofreu bastante, pois navios e balsas tiveram que se limitarem a cargas mínimas.
Postagem Anterior Próxima Postagem