Petrobras atua para tentar barrar PL sobre redução do uso de diesel comum

Petrobras atua para tentar barrar PL sobre redução do uso de diesel comum


Projeto faz parte da pauta sobre sustentável que é tida como prioritária pelo governo Lula nesta reta final do primeiro de mandato do petista. Foto: Divulgação Petrobras.

Porto Velho, RO - Na contramão da orientação do governo Lula, que colocou a pauta sustentável como uma de suas prioridades para o segundo semestre, a Petrobras tem atuado para barrar o projeto que cria a Política Nacional da Redução do Diesel S-500 (diesel comum), em tramitação na Comissão de Minas e Energia da Câmara.

A articulação contra a proposta também tem o apoio da Confederação Nacional da Indústria.

Pelo texto, apresentado no ano passado, haverá uma redução de 10% do uso de diesel por ano até a completa eliminação do combustível.

Atualmente, os postos vendem dois tipos de óleo diesel: o S500, mais barato e poluente, que possui teor máximo de enxofre de 500 miligramas (mg) por quilo (kg); e o S10, com teor máximo de enxofre de 10 mg/kg, além de um percentual de mistura obrigatória de biodiesel (10% em 2022).

Nos bastidores, a mobilização ostensiva da entidade e da estatal tem colocado a base governista em uma saia justa.

Isso porque, até o momento, lideranças do governo evitaram se posicionar sobre o projeto, que recebeu um relatório contrário por parte do deputado Felipe Francischini (União-PR).

Parlamentares ligados ao tema avaliam que a inércia do governo sobre o projeto pode contribuir para que o Executivo perca ainda mais espaço sobre paternidade sobre a pauta verde, que tem avançado a partir de iniciativa do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).


Fonte: O Antagonista
Postagem Anterior Próxima Postagem