Secom de Lula injeta R$54 milhões em publicidade na Globo

Secom de Lula injeta R$54 milhões em publicidade na Globo


Globo voltou a ser principal destino de verbas publicitárias.

Porto Velho, RO - O governo Lula voltou a turbinar os cofres do Grupo Globo, que já lidera com ampla vantagem o ranking de veículos com maior aporte de verbas de publicidade da Secretaria de Comunicação do governo federal.

Nos seis primeiros meses de Lula no Palácio de Planalto, a Globo faturou R$54,4 milhões em propagandas. O segundo lugar foi para a Record, com R$13 milhões. O SBT ficou com R$12 milhões, ocupa o terceiro lugar.

O levantamento, divulgado pelo jornal Folha de São Paulo, revela a disparidade dos gastos. Na gestão passada, os valores eram distribuídos com mais equidade.

Nos quatro anos do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, os 15 maiores valores de contratos eram distribuídos da seguinte forma (valores apresentados em porcentagem de contratos firmados):

TV Record 22%

TV Globo 20%

SBT 18%

Band 9%

Meta (Facebook e Instagram) 5%

Eletromídia 5%

JCDecaux 4%

Twitter 3%

Google 3%

RedeTV 3%

Grupo Verizon Media (Yahoo) 2%

Jovem Pan 2%

US Media Consulting Dooh (publicidade) 1%

Latcom LLC 1%

Turner (TNT, CNN, Space, Warner, Cinemax) 1%

Na gestão do governo Lula o cenário mudou com disparada predominância da Rede Globo no ranking. Veja:

TV Globo 57%

TV Record 13%

SBT 12%

Band 4%

Meta (Facebook e Instagram) 2%

JCDecaux 2%

TikTok 1%

Eletromídia 1%

Google 1%

RedeTV 1%

EBC 1%

Kwai Brasil 1%

Editora Globo 1%

Mídia Banco24Horas 1%

Mídia 10 propaganda 1%

O ranking não traz gastos de empresas públicas, que são grandes anunciantes, como bancos do governo e a Petrobras, por exemplo.


Fonte: Por Rodrigo Vilela
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