Prévia do PIB frustra expectativa e cai 2% em maio

Prévia do PIB frustra expectativa e cai 2% em maio

Dados são do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Porto Velho, RO
- Contrariando expectativas de estabilidade, a prévia do Produto Interno Bruto (PIB) registrou em maio uma queda expressiva de 2%, de acordo com o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), na comparação com o mês anterior: informação foi divulgada pelo próprio Banco Central nesta segunda-feira (17). A desaceleração era prevista apenas psrs os meses seguintes.

O banco BTG Pactual destacou que, após resultados fracos em abril, as vendas no varejo registraram nova leitura fraca em maio, principalmente em segmentos mais dependentes de condições financeiras, como roupas, móveis e eletrodomésticos. O varejo registrou em maio queda de 1%, enquanto a indústria cresceu 0,3% e serviços 0,9%.

“Para os próximos meses, esperamos uma melhora temporária em junho, mas uma desaceleração mais intensa no terceiro trimestre. O resultado setor de serviços acima do esperado e de varejo abaixo do esperado no segundo trimestre reforçam nossa visão de atividade desigual ao longo do ano”, destacou o banco em relatório, citado pelo site especializado InvestNews, que, inclusive, publicou um gráfico bastante didático, mostrando a variação do IBC-Br nos último doze meses:



Fonte: DP Redação
Postagem Anterior Próxima Postagem