No Dia Mundial do Doador de Sangue, Governo de Rondônia incentiva utilização da plataforma Salve Vidas

No Dia Mundial do Doador de Sangue, Governo de Rondônia incentiva utilização da plataforma Salve Vidas


Dia 14 de junho é considerado o Dia Mundial do Doador de Sangue.

Porto Velho, RO - O Dia Mundial do Doador Voluntário de Sangue é celebrado nesta quarta-feira (14), com objetivo de manter um contato direto com o doador, o Governo de Rondônia, por meio da Superintendência Estadual de Tecnologia da informação e Comunicação – Setic, conta com a Plataforma Salve Vidas, um canal exclusivo com este público.

Uma ferramenta que proporciona uma maior facilidade na interação com o centro de doação (Fhemeron). Nela, é possível o doador gerenciar seu cadastro, ter um histórico de doações, atestado de doação e alertas de sua próxima doação

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a importância da doação para ajudar quem precisa de sangue e desse trabalho de incentivo feito junto aos doadores. ‘‘O Governo de Rondônia vem intensificando a campanha, neste período, para que haja uma conscientização massiva quanto ao processo de doação, do ato em si, de doar-se.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, por isso é tão importante o trabalho da Fhemeron e, especialmente, a população que atende aos critérios para doação, ajude a salvar vidas’’, efatizou.

A responsável técnica do hemocentro, Ana Carolina Gonzaga de Melo destacou que no Brasil, menos de 2 % da população doa sangue. Embora o percentual esteja dentro dos parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde – OMS, o qual determina que pelo menos 1% da população seja doadora, é importante que os estoques de sangue se mantenham sempre em níveis seguros.

“O déficit de doações de sangue no Brasil está ligado a vários fatores como: a falta de conscientização, deficiência estrutural, falha de gerenciamento do estoque de sangue, dificuldade de locomoção, comunicação do doador com um centro de doação, entre outros, então é de suma importância uma boa interação entre sociedade e Estado, para que os serviços básicos sejam realizados de maneira digna e funcional, expressou Ana Carolina.

Para se tornar um doador basta acessar a Plataforma Salve Vidas e realizar cadastro.

Como se tornar um doador:

Ter entre 16 e 69 anos;
Pesar mais de 50 quilos;
Não estar grávida;
Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem à doação);
Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
Estar em boas condições de saúde;
Não seja Epilético;
Tenha doado sangue há mais de 60 dias (homem) ou 90 dias (mulher);
Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).


Fonte: Secom - Governo de Rondônia

Postagem Anterior Próxima Postagem