Eleições prometem disputa acirrada em Ji-Paraná, Hildon se prepara à sucessão estadual, deputada busca apoio da Energisa para Costa Marques

Eleições prometem disputa acirrada em Ji-Paraná, Hildon se prepara à sucessão estadual, deputada busca apoio da Energisa para Costa Marques


A íntegra da coluna redigida pelo jornalista Waldir Costa.

Porto Velho, RO - Costa Marques – Recentemente a deputada Gislaine Lebrinha (UB-São Francisco do Guaporé) esteve reunida com dirigentes da Energisa, distribuidora de energia elétrica em Rondônia. Na pauta a distribuição de energia nas localidades de Linha Mourão, Linha 2, bairros da Mangueira, Ginásio e Palmiteira e na fábrica de gelo na Colônia dos Pescadores em Costa Marques. Lebrinha atendeu pedido da vereadora, Juliane Duarte, eleita pelo Solidariedade. Lebrinha disse que está empenhada nas demandas do município, e a reunião na Energisa estava entre as mais urgentes, “pois há compromisso em ajudar a solucionar os problemas dos moradores de Costa Marques”, afirmou. Em breve serão enviadas equipes para levantar a situação e buscar solução para os problemas.

Prefeito – Durante a Rondônia Rural Show (RRS), realizada de 22 a 27 de maio em Ji-Paraná, o prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (UB) foi empossado na presidência da Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) para um mandato de 4 anos. Hildon deixa a prefeitura no final de 2024, e, mesmo não sendo mais prefeito a partir de 2025 não terá problemas para continuar presidente da Arom, que congrega os 52 municípios de Rondônia. E certamente cumprirá o mandato, mesmo que em 2026, tenha que deixar o cargo, após as convenções partidárias, que serão realizadas seis meses antes das eleições gerais (presidente da República, governadores, duas das três vagas ao Senado dos Estados e o Distrito Federal, além de Câmara Federal e Assembleias Legislativas).

Prefeito II – Hildon é nome forte para concorrer ao governo do Estado. Como ficará sem mandato no próximo ano, pois certamente não irá concorrer a vereador, porque já foi reeleito prefeito em 2020 e se prepara para disputar o governo do Estado em 2026. Agora, com a presidência da Arom, Hildon poderá entregar a prefeitura, após as eleições do próximo ano, de preferência para a sua candidata, a ex-deputada federal Mariana Carvalho, que preside o Republicanos no Estado. Assim terá condições de trabalhar a sucessão estadual a partir de maio de 2024, quando serão realizadas as convenções para as eleições gerais. Hildon foi muito competente na RRS, quando montou um estande da Prefeitura de Porto Velho na mais importante feira do gênero do Norte do País, e marcou presença durante a mostra. É um político competente.

Prefeito III – Em Ji-Paraná é certo que o prefeito Isaú Fonseca (UB) concorrerá à reeleição. Também tem que se reconhecer que faz um bom trabalho administrativo e nada mais justo que concorrer a um novo mandato. Mas terá missão árdua, pois os adversários, caso sejam confirmados são nomes expressivos na política regional. Um deles o ex-deputado estadual e ex-prefeito (dois mandatos seguidos) Jesualdo Pires (PSB), que somou 41.647 votos ao Senado em 2018 e Marcos Rogério, na época no DEM, hoje no PL, 24.997 votos em Ji-Paraná. Outro nome cotado para concorrer a prefeito do segundo maior e mais importante município de Rondônia é do deputado estadual Laerte Gomes (PSD), campeão de votos em 2022 somando 25.603 votos. É a maior votação de um parlamentar estadual à Ale-RO de todos os tempos.

Liderança – Um dos políticos mais experientes de Rondônia, Carlos Magno, hoje ocupando o cargo de secretário de Agricultura de Porto Velho, esteve visitando os colegas na manhã de hoje (14) na Assembleia Legislativa (Ale). Magno foi prefeito de Ouro Preto do Oeste, deputado estadual e federal. Ocupou o cargo de chefe da Casa Civil do ex-governador Ivo Cassol e de secretário de Administração do ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires. Os deputados Pedro Fernandes (PTB-Cujubim), Cássio Góes (PSD-Cacoal), Taíssa Sousa (PSC/Guajará-Mirim) e Laerte Gomes (PSD/Ji-Paraná) saudaram o ex-colega de parlamento, hoje no comando da Semagric (secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) atendendo convite do prefeito Hildon Chaves (UB). Magno também é uma ótima opção a vice da ex-deputada federal Mariana Carvalho (Republicanos), nome preferido de Hildon para a sua sucessão em 2024. Quem viver verá...

Respigo

Hoje (14) jornalismo brasileiro perdeu um dos seus nomes mais renomados. Morreu em Londrina (PR), Walmor Macarini, ex-editor-chefe da “Folha de Londrina”, jornal onde entrei como motorista entregando jornal pelo interior do Paraná e saí com repórter. Exigente, competente, organizado, ousado, Walmor deixa um legado não somente no companheirismo, mas um exemplo de profissional onde a notícia era prioridade, o compromisso com a informação uma obrigação, e a badalação dispensável +++ Que Deus o tenha e conforte sua Família. A nós fica a recordação do profissional – e Chefe– exemplar +++ A audiência pública na Assembleia Legislativa (Ale), que deveria ser realizada na tarde de hoje (14), presidida pelo deputado Alex Redano (Republicanos-Ariquemes) foi adiada. O evento trataria de assuntos relacionados ao meio ambiente, após ocorrerem embargos de terras no Amazonas e também programados para Rondônia +++ A situação preocupa produtores rurais de Rondônia, que desmataram terras, após a implantação do Código Florestal em 2008 e precisa de intervenção política. A audiência ficou adiada para o próximo dia 30, pela manhã na Assembleia Legislativa.


Fonte: Por Waldir Costa / Rondônia Dinâmica
Postagem Anterior Próxima Postagem