Chuva, frente fria e geada. Clima pode castigar áreas de soja

Chuva, frente fria e geada. Clima pode castigar áreas de soja


Previsão para sábado e domingo e início da semana que vem mostra que os fenômenos climáticos continuarão intensos em junho.

Porto Velho, RO
- A colheita da soja já foi finalizada no Brasil, mas os produtores precisam continuar atentos ao clima para escoar a produção, eliminar plantas vivas por conta do vazio sanitário e preparar a lavoura para a segunda safra.

Assim, vale a pena ficar de olho nos locais que receberão chuva, ciclone, geada, bem como nos estados onde a estiagem segue ditando o ritmo dos dias. Confira a previsão para sábado e domingo e início da semana que vem:

Sul


Imagens: X Weather

O tempo ensolarado vai predominar em toda a região Sul do país durante o final de semana. No entanto, volta a mudar a partir da próxima terça-feira (20), quando uma nova frente fria chega no Rio Grande do Sul, levando chuvas também para Santa Catarina e Paraná.

O alerta vai para a possibilidade de geada na madrugada deste sábado (17) na serra catarinense. O risco continua na madrugada de domingo, abrangendo o norte gaúcho, região de Vacaria, meio oeste, serra catarinense e sul do Paraná, na região de General Carneiro.

Os ventos ainda podem chegar aos 70km/h nos litorais de Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Até o final da tarde, o mar segue agitado com ondas de até 3,5 m, conforme alerta da Marinha do Brasil, por conta do ciclone extratropical estar se afastando para o oceano.
Ponta Grossa (PR)

Sábado: temperatura máxima: 14ºC / mínima: 8ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 15ºC / 6ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 15ºC / 7ºC / Sol entre nuvens

Sudeste



Neste sábado (17) ainda há potencial para chuvas no Sudeste devido à atuação da frente fria. A expectativa, inclusive, é para chuva volumosa e a qualquer hora do dia em áreas da Zona da Mata mineira, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo.

No domingo, a frente fria se afasta para o oceano, porém, ainda são esperadas pancadas de chuva, assim como no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e no leste de Minas Gerais, onde ainda pode chover, mas sem grandes acumulados.
Itapetininga (SP)

Sábado: temperatura máxima: 18ºC / mínima: 6ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 18ºC / 7ºC / Nublado
Segunda: 19ºC / 9ºC / Sol entre nuvens

Centro-Oeste



O tempo deve seguir firme em grande parte da região durante os próximos dias. Chuvas entre 30 e 40 mm são esperadas no sul de Mato Grosso do Sul e parte de Goiás nas manchas em azul do mapa acima.

O ar frio ainda deve predominar em Mato Grosso do Sul e sul de Goiás até terça-feira (20), quando as temperaturas voltam a subir na região sem risco para geadas durante todo este período.
Sorriso (MT)

Sábado: temperatura máxima: 31ºC / mínima: 17ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 32ºC / 17ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 33ºC / 17ºC / Sol entre nuvens

Nordeste



As chuvas devem persistir somente no litoral da região devido às ondas de leste. Os volumes podem chegar a 80 mm nas manchas em verde do mapa.

O interior do Nordeste segue sem previsão de chuva por conta da situação ainda de bloqueio, deixando a umidade do solo abaixo de 30% nesses pontos.
Balsas (MA)

Sábado: temperatura máxima: 34ºC / mínima: 23ºC / Sol entre nuvens
Domingo: 34ºC / 21ºC / Sol entre nuvens
Segunda: 34ºC / 22ºC / Sol entre nuvens

Norte



A combinação de calor e umidade devem provocar volumes de chuva acima de 15 mm na faixa centro-norte da região. De modo geral, nessas áreas, são esperadas pancadas rápidas e intercaladas com períodos de sol e calor.

A situação segue preocupante no Tocantins, onde a ausência de chuvas já tem comprometido a umidade do solo, principalmente na faixa leste do estado, estando abaixo dos 30%.

Altamira (PA)

Sábado: temperatura máxima: 29ºC / mínima: 23ºC / Chuva
Domingo: 30ºC / 22ºC / Chuva
Segunda: 30ºC / 22ºC / Chuva


Fonte: Por Arthur Muller
Postagem Anterior Próxima Postagem