Paladar feminino elege o vinho como bebida preferida para encontro com amigas
"Elas preferem exemplares complexos e refinados, que tenham uma bela embalagem e que contemplem um paladar diferenciado. Um dos preferidos é a uva Pinot Noir, por ter características leves e, ao mesmo tempo, frutadas e com sabor elegante", explica Leonardo Curra, sommelier e CEO da marca Vinhos Nacionais, que tem uma loja física e é o idealizador do primeiro clube de vinhos, exclusivamente brasileiros.
O grupo de amigas Le Vin au Féminin, que a empresária curitibana, Simone Sanderson, faz parte desde 2007, é um exemplo desse movimento. As oito integrantes conservam o ritual de se encontrarem regularmente para conversar sobre temas do dia a dia.
"Falamos sobre filhos, amigos, viagens, trabalho, tudo com uma boa taça de vinho. A ideia surgiu com a sugestão de uma das meninas que é casada com um especialista e tem uma adega, o que explica a preferência pelos vinhos. Uma vez até tentamos acrescentar cervejas, mas não combinou com nosso perfil. Tudo é tão rápido e atarefado no dia a dia, que esses encontros são uma forma de escape da rotina. E o vinho é um ótimo companheiro para compartilharmos e relaxarmos, com muitas risadas e amizade", relata Simone Sanderson.
O paladar feminino busca, em grande parte, os rótulos frutados delicados, que descem suave. "Estamos falando de vinhos para um público detalhista, exigente e com uma curiosidade aguçada", conta o sommelier, que destaca que alguns rótulos passam pelo processo de envelhecimento em carvalho durante 24 a 30 meses.
Os espumantes também continuam em alta junto a esse público. "Eles remetem ao feminino, o que traz uma identificação quase instantânea. Nestes casos, o brut e os rosés, são os mais procurados. Temos também no clube, sócias que buscam os rótulos mais encorpados e gastronômicos. O paladar feminino se diversificou muito nos últimos anos", pontua Curra. Presentes desde o lançamento do clube, em 2019, há participantes que assinam até mais de um dos quatro planos de envio disponíveis, a saber: Plantação, Brotação, Floração e Maturação.
Especialistas em vinhos
O Clube Vinhos Nacionais ainda conta com um curso específico sobre enologia, lançado no ano passado com a primeira turma integrada em sua maioria pelo público feminino, cerca de 60%. Em 2023, a próxima edição começará em 25 de abril.
"O curso online ao vivo 'Vinhos e Regiões do Brasil', que em cada mês envia quatro amostras para serem degustados em aula e apresenta uma vinícola de parte selecionada do país, nos animou muito por ter mulheres como grande parte dos alunos na primeira edição", comemora o empresário.
Sobre a loja Vinhos Nacionais: A Vinhos Nacionais é a maior loja exclusiva de vinhos brasileiros, e tem a frente a curadoria dos sommeliers Leonardo e César Curra. É especializada na seleção e venda de vinhos e conta com mais de 1800 rótulos. Opera por meio da loja física, em um amplo e elegante espaço, em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, e também pela loja virtual. A marca tem o serviço Clube Vinhos Nacionais, com sócios que recebem mensalmente vinhos selecionados de acordo com os planos inspirados na vindima: Plantação, Brotação, Floração e Maturação. A Vinhos Nacionais é frequentemente indicada entre as cinco melhores lojas do Rio Grande do Sul e César Curra foi eleito Personalidade do Vinho 2021, pela Associação Brasileira de Sommeliers – Seção RS (ABS-RS). Confira mais informações em https://www.vinhosnacionais.com.br.