Examinadores de trânsito do Detran Rondônia passam por capacitação

Examinadores de trânsito do Detran Rondônia passam por capacitação

Examinadores de trânsito são capacitados, objetivando melhoria no processo de avaliação

Porto Velho, RO - Com o intuito de apresentar orientações didático-pedagógicas, com base na legislação de trânsito aos instrutores, objetivando aprimorar a formação dos examinadores que trabalham para o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia, o curso de capacitação teve início na quarta-feira, 30, no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito – Ciretran, em Cacoal.

A diretora-geral adjunta do Detran/RO, Benedita Aparecida Oliveira esteve na capacitação dos servidores na quarta-feira, onde destacou a importância da atualização, formação e elevar os índices de aproveitamento, e falou sobre a importância do processo avaliativo da prática de direção veicular, “devemos humanizar o processo avaliativo, temos que tratar o candidato que está ali para fazer o teste com respeito e cordialidade”, afirmou Benedita Oliveira.

A diretora adjunta da Autarquia, salientou acerca desta situação, quando era proprietária de Centro de Formação de Condutores – CFCs e que já presenciou fatos que não condizem com o comportamento de servidor público, em relação ao usuário que está pagando por um serviço e afirmou “se o candidato for tratado de forma respeitosa, mesmo que não seja bem-sucedido em sua avaliação, ele sairá dali consciente que precisa treinar mais e não falará mal do avaliador e nem do órgão”, disse.

O curso de capacitação conta com vários palestrantes, entre eles, Josimar Campos Amaral, que ministrou sobre legislação de trânsito – tipos de faltas; artigos 18 e 19 da Resolução n° 789/2020 do Conselho Nacional de Trânsito – Contran. Manual de exames em comparação com alguns Detrans de outros estados e os desafios da psicologia na avaliação dos condutores.

A capacitação segue até sexta-feira, 2, e contará também com a participação de diretores e instrutores de trânsito. O controlador Regional de Trânsito do Detran Rondônia, Francisco Carlos da Silva Nascimento falou sobre a importância da atualização para examinadores, diretores, instrutores e proprietários de CFC. “Quem ganha com essa capacitação é o usuário que terá um trabalho mais eficiente e de qualidade”, afirmou Carlos Nascimento.
Postagem Anterior Próxima Postagem