Concurso foi lançado em agosto pelo Governo do Estado, em parceria com o Sistema Microkids
O objetivo do concurso é proporcionar aprendizado dos conceitos para a compreensão da lógica de programação. Isso é feito com os alunos participando, sob orientação dos professores, de toda a elaboração das etapas e desafios que são sugeridos nos games. Há jogos sobre meio ambiente, história, matemática, lixo, queimadas, alfabetização e vários outros e o material produzido segue à temática educacional estabelecida pelo professor orientador do trabalho.
O julgamento dos games levou em consideração originalidade, inovação, jogabilidade, correlação com a temática do curso e o cunho educacional. A premiação foi individual, sendo que os estudantes classificados em primeiro lugar, por ano de ensino, foram premiados com um tablet, um kit com brinde Microkids, medalha de ouro e certificado. A premiação dos professores orientadores estará vinculada à premiação dos estudantes classificados. A escola recebe o troféu de vencedor do concurso de criação de games.
As premiações estão sendo entregues em cada Coordenadorias Regionais de Educação – CREs entre esse mês e o mês de janeiro de 2023. Algumas das escolas que já receberam foram as de Ouro Preto do Oeste e Cerejeiras.
Para o governador do Estado, Marcos Rocha, os games ajudam a estimular o aprendizado de cada aluno. “O objetivo é utilizar os jogos eletrônicos para estimular nossos estudantes o interesse pelas áreas tecnológicas da atualidade, além de proporcionar, persistência, foco e trabalho em equipe”, destaca o governador.

CRE de Ouro Preto do Oeste já iniciou a entregas das premiações
VENCEDORES: 1º LUGAR
6º ano – EEEFM Floriano Peixoto (CRE Cerejeiras)
- Alunas: Ana Beatriz Ribeiro e Geovana Corado dos Anjos
- Professor: Danilo Peranhas Batista
7º ano – Colégio Militar Dom Pedro II (CRE Vilhena)
- Alunos: Mariana Heloisa Cardoso e Arthur Gabriel Picolloto Gonçalves
- Professora: Dejane Chauvin
8º ano – EEEFM Floriano Peixoto (CRE Cerejeiras)
- Alunos: Gabriel Batista Betoni e Jônatas Ferreira de Lima
- Professor: Danilo Peranhas Batista
9º ano – EEEFM Maria Goretti (CRE Ouro Preto do Oeste)
- Alunos: João Paulo P. Estoco e Hugo Gustavo L. Santos
- Professora: Raquel Leal
Os 33 alunos que receberam o título de destaque foram de seis escolas das Coordenadorias Regionais de Educação – CREs de Cerejeiras, Ouro Preto do Oeste, Vilhena e Pimenta Bueno.