Ações da Ouvidoria Geral em consultas públicas obtiveram respostas positivas em 2022

Ações da Ouvidoria Geral em consultas públicas obtiveram respostas positivas em 2022

Consultas públicas digitas têm finalidade de obter contribuições da sociedade

Porto Velho, RO - Considerado um órgão importante que permite a correção e o aprimoramento dos serviços públicos prestados à sociedade, contribuindo para fortalecer a formação de uma consciência cidadã voltada para questões de interesse público e de caráter universal, a Ouvidoria Geral do Estado tem avançado ainda mais no auxílio para o processo de tomada de decisões das normas da administração estadual, do Governo de Rondônia.

Neste ano, uma das ações realizadas pela Ouvidoria, foi a entrega de 337 contribuições provenientes de consultas públicas digitais, com o objetivo de ouvir as sugestões dos cidadãos rondonienses nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social. As três consultas públicas digitais foram disponibilizadas à população entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022.

A gestora da Ouvidoria Geral do Estado – OGE, Etelvina Rocha, salienta que as consultas públicas digitais “são mecanismos de participação social, não presencial, onde são discutidos temas relevantes de caráter consultivo, abertos a qualquer interessado, com o intuito de obter contribuições da sociedade para o processo de tomada de decisões das normas da administração estadual”.

Durante a realização das consultas, cidadãos de 15 cidades do Estado opinaram sobre: tratamento de câncer infanto-juvenil no Estado; possível abandono ou evasão escolar na educação pública estadual e assistência social no auxílio à mulher vítima de violência doméstica.

De acordo com Etelvina Rocha, foram 88 contribuições na área da Saúde; 147 da Educação e 102 na área da Assistência Social, além de mais de 150 sugestões escritas sobre as referidas áreas, das quais serão de grande utilidade para a administração pública.

A ampliação dos canais de comunicação direta entre a administração pública e a população, no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos do Estado desenvolvido pela Ouvidoria é destacada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha, pontuando a importância de ações em prol da administração e do cidadão

“Com um trabalho importante, a Ouvidoria se fortalece como instrumento de participação e controle social. Tem a missão de estreitar a relação entre o cidadão e as organizações públicas, otimizando a prestação de serviços, fortalecendo o exercício da cidadania”, reforçou o governador.

SATISFAÇÃO

A Rondônia Rural Show Internacional, considerada a maior feira do agronegócio da região Norte do país, voltou a ser realizada em 2022, com sua 9ª edição e movimentou o setor, além de bater o recorde, alcançando R$ 2,8 bilhões em negócios.

Visitantes e expositores contribuíram com sugestões

Durante a feira internacional, a OGE realizou uma pesquisa de satisfação, em que os visitantes puderam avaliar, bem como contribuir com reclamações e sugestões de melhoria para as próximas edições do evento.

A OGE elaborou o projeto “Ouvidoria Itinerante” em eventos, para possibilitar aos gestores uma ampla visão dos pontos a serem melhorados, além de ofertar aos participantes e expositores uma ferramenta de participação nas decisões da administração pública. A pesquisa de satisfação teve como público-alvo empresários, produtores rurais, técnicos, pesquisadores, além de órgãos governamentais que participaram da feira.

Durante a pesquisa, foram entrevistadas 4.002 pessoas, que registraram seus índices de satisfação com a feira e também, deixaram sugestões de melhoria para as próximas edições. De acordo com a pesquisa, os três Estados com mais participação na feira foram: Rondônia, com 2.972 entrevistados; Mato Grosso com 360 e Acre, com 172.

Sobre as cidades rondonienses que concentraram mais participantes na Rondônia Rural Show foram: Ji-Paraná, com 1.174; Porto Velho, 381 e Jaru, com 274.

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