Cidadãos são sensibilizados a praticarem o comportamento seguro no trânsito, por voluntários do Detran
“Além das despesas médicas, as vítimas de acidente de trânsito enfrentam perdas na qualidade de vida, baixa produtividade no trabalho e diminuição da renda”, lembrou o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima.
A coordenadora da ação de sábado, Jaqueline Lima Soares, destacou que na abordagem dos motoristas que frequentam a noite portovelhense, o comportamento seguro é incentivado pelos voluntários.
“Para aqueles que estão ingerindo bebida alcoólica; pedimos que escolha entre os amigos, um que não esteja bebendo para ser o motorista camarada, e assim conduzir o veículo com segurança”, disse Jaqueline Lima Soares.
A ação “Motorista Camarada” atingiu um público de 2.029 pessoas, num total de 28 estabelecimentos comerciais visitados. “Juntos salvamos vidas”, enfatizou a coordenadora.
Estão entre as orientações prestadas pelos voluntários do Detran aos cidadãos abordados: Ter empatia e o respeito no trânsito; – Obedecer às leis de trânsito; – Uso dos dispositivos de segurança, como cinto de segurança para os ocupantes de carros, e uso do capacete bem afivelado para motociclistas; e – Praticar a direção defensiva.
O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressalta que as ações noturnas da Dtet fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018.