Ações educativas do Detran promovem trânsito seguro por meio da conscientização de motoristas

Blitz “Condutores em Ação” acontece semanalmente em Porto Velho com apoio da Dtfat e Polícia Rodoviária Federal

Porto Velho, ROEstabelecida como direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, as ações de Educação para o Trânsito têm sido executadas com primazia pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia em todos os municípios.

Conscientizando condutores a adesão de medidas de segurança no trânsito, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet desenvolve o projeto “Condutores em Ação”, com a realização de blitzes educativas todas quartas e quintas-feiras à noite, em várias regiões de Porto Velho.

Na noite de quarta-feira (29), voluntários e agentes de educação de trânsito realizaram a atividade na Avenida Jorge Teixeira e na Avenida Jatuarana, com abordagem de 300 veículos, orientando 485 pessoas.

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima, explica que o projeto “Condutores em Ação” tem o objetivo de motivar motoristas a exercer a cidadania com responsabilidades, consciente de seus direitos e deveres. “Pois são participantes ativos no trânsito, e devem ter atitudes voltadas para o bem coletivo. A ação propõe reflexões que resultem em comportamentos que contribuam para a preservação da vida” – disse Ruymar Pereira de Lima.

As atividades do “Condutores em Ação”, realizadas a noite, tem como metodologias principais as blitz e a ação “Motorista Camarada”, no qual os agentes da Dtet, de forma cortez, orientam motoristas quanto a responsabilidade de obedecer o CTB, destacando que misturar bebida e direção não é apenas uma escolha ocasional, é crime, com pena onerosa para quem comete.

Diretor da Dtet e auxiliar de fiscalização de trânsito em palestra para caminhoneiros

“Iniciamos nossas ações noturnas em abril deste ano, e nestes três meses de trabalho alcançamos um público de 100.907 pessoas que foram abordadas em todo Estado. O que demostra que estamos no caminho certo, e continuaremos primando por este trabalho tão importante que é educar e conscientizar condutores a praticar boas ações no trânsito. Juntos salvamos vidas” – destacou o gestor da Dtet.

Orientações prestadas aos condutores abordados na blitz:
  • não conduza veículos sem estar habilitado;
  • não utilize o celular enquanto dirige ou caminha, ele desvia a atenção;
  • respeite a faixa de pedestres, diminuindo a velocidade nas vias em que elas estão fixadas, dando preferência aos pedestres;
  • não pare em fila dupla, e
  • álcool e direção não combinam.
Ruymar Pereira de Lima também destaca outras ações que a Dtet realizadas durante o ano, participando de campanhas, palestras e ministrando cursos tanto para os proprios servidores do Detran, quanto para profissioanis que trabalham na área de transportes, seja de carga ou de passageiros.

“Nesta quinta-feira (30), acompanhados de nossos amigos Polícia Militar – PM, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU, Polícia Tecnico-Científica de Rondônia- Politec, e alguns parceiros da Sociedade Civil Organizada, a Dtet ministrou palestra sobre Segurança Viária, uma abordagem alusiva ao Dia do Caminhoneiro. A ação foi realizada em um posto na BR 364, em Candeias do Jamari” – disse o diretor da Dtet.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que as ações de cunho educativo da autarquia fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei n° 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao CTB, que propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, que é reduzir o índice de mortes no trânsito em 50%, nos próximos dez anos.
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem