Ações educativas do Detran promovem trânsito seguro por meio da conscientização de motoristas

Ações educativas do Detran promovem trânsito seguro por meio da conscientização de motoristas

Blitz “Condutores em Ação” acontece semanalmente em Porto Velho com apoio da Dtfat e Polícia Rodoviária Federal

Porto Velho, ROEstabelecida como direito de todos e dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito – SNT, as ações de Educação para o Trânsito têm sido executadas com primazia pelo Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia em todos os municípios.

Conscientizando condutores a adesão de medidas de segurança no trânsito, a Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet desenvolve o projeto “Condutores em Ação”, com a realização de blitzes educativas todas quartas e quintas-feiras à noite, em várias regiões de Porto Velho.

Na noite de quarta-feira (29), voluntários e agentes de educação de trânsito realizaram a atividade na Avenida Jorge Teixeira e na Avenida Jatuarana, com abordagem de 300 veículos, orientando 485 pessoas.

O diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima, explica que o projeto “Condutores em Ação” tem o objetivo de motivar motoristas a exercer a cidadania com responsabilidades, consciente de seus direitos e deveres. “Pois são participantes ativos no trânsito, e devem ter atitudes voltadas para o bem coletivo. A ação propõe reflexões que resultem em comportamentos que contribuam para a preservação da vida” – disse Ruymar Pereira de Lima.

As atividades do “Condutores em Ação”, realizadas a noite, tem como metodologias principais as blitz e a ação “Motorista Camarada”, no qual os agentes da Dtet, de forma cortez, orientam motoristas quanto a responsabilidade de obedecer o CTB, destacando que misturar bebida e direção não é apenas uma escolha ocasional, é crime, com pena onerosa para quem comete.

Diretor da Dtet e auxiliar de fiscalização de trânsito em palestra para caminhoneiros

“Iniciamos nossas ações noturnas em abril deste ano, e nestes três meses de trabalho alcançamos um público de 100.907 pessoas que foram abordadas em todo Estado. O que demostra que estamos no caminho certo, e continuaremos primando por este trabalho tão importante que é educar e conscientizar condutores a praticar boas ações no trânsito. Juntos salvamos vidas” – destacou o gestor da Dtet.

Orientações prestadas aos condutores abordados na blitz:
  • não conduza veículos sem estar habilitado;
  • não utilize o celular enquanto dirige ou caminha, ele desvia a atenção;
  • respeite a faixa de pedestres, diminuindo a velocidade nas vias em que elas estão fixadas, dando preferência aos pedestres;
  • não pare em fila dupla, e
  • álcool e direção não combinam.
Ruymar Pereira de Lima também destaca outras ações que a Dtet realizadas durante o ano, participando de campanhas, palestras e ministrando cursos tanto para os proprios servidores do Detran, quanto para profissioanis que trabalham na área de transportes, seja de carga ou de passageiros.

“Nesta quinta-feira (30), acompanhados de nossos amigos Polícia Militar – PM, Secretaria Municipal de Trânsito, Mobilidade e Transportes – Semtran, Corpo de Bombeiros Militar – CBMRO, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes- Dnit, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência -SAMU, Polícia Tecnico-Científica de Rondônia- Politec, e alguns parceiros da Sociedade Civil Organizada, a Dtet ministrou palestra sobre Segurança Viária, uma abordagem alusiva ao Dia do Caminhoneiro. A ação foi realizada em um posto na BR 364, em Candeias do Jamari” – disse o diretor da Dtet.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, destaca que as ações de cunho educativo da autarquia fazem parte do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito – Pnatrans, criado pela Lei n° 13.614, de 11 de janeiro de 2018, que acrescenta o art. 326-A ao CTB, que propõe um novo desafio para a gestão de trânsito no Brasil e aos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito, que é reduzir o índice de mortes no trânsito em 50%, nos próximos dez anos.
Postagem Anterior Próxima Postagem