No dia Mundial da Bicicleta, Detran faz blitz educativa incentivando o uso de acessórios de segurança

No dia Mundial da Bicicleta, Detran faz blitz educativa incentivando o uso de acessórios de segurança

A blitz educativa realizada pelo Detran na zona leste de Porto Velho comemorou o Dia Mundial da Bicicleta com a distribuição de acessórios de segurança aos ciclistas

Porto Velho, RO - No Dia Mundial da Bicicleta, comemorado nesta sexta-feira, 3, o Departamento Estadual de Trânsito – Detran Rondônia realizou uma blitz educativa direcionada ao público que utiliza este meio de transporte na zona Leste de Porto Velho. Quem passou pelo local recebeu além de orientação, equipamentos de segurança usados em bicicletas.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro – CTB, os ciclistas têm prioridade sobre os veículos automotores, e os pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Isso significa que os veículos de maior porte são sempre responsáveis pela segurança dos menores, e todos pela segurança do pedestre.

“Ecologicamente correta, a bicicleta é muito utilizada pela população, mas ela deve ser conduzida com muita atenção, trazendo segurança a todos os usuários do trânsito”, disse diretor Técnico de Educação de Trânsito – Dtet, Ruymar Pereira de Lima, ressaltando o slogan da campanha de trânsito promovida pelo Detran: “Juntos salvamos vidas”.

Ainda segundo a legislação em vigor, os ciclistas devem preferencialmente utilizar ciclofaixas, ciclovias ou acostamentos, mas quando não houver devem usar sempre o lado direito da pista, no mesmo sentido dos demais veículos. É proibido pedalar em calçadas, passarelas e outras vias exclusivas para pedestres. “Também é importante destacar que ao pedalar em grupo, os ciclistas devem utilizar sempre fila única”, destacou Ruymar Pereira de Lima.

A blitz orientou ciclistas sobre a condução segura com o uso de acessórios de segurança

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informa que os dados da Coordenadoria de Registro de Estatística e Acidentes de Trânsito – Renaest do Detran Rondônia mostram que em 2020 foram registrados 526 sinistros de trânsito envolvendo ciclistas no estado de Rondônia. Desse total 28 resultaram em vítimas fatais, sendo 18 mortes somente na capital. Em 2021, o número de sinistros aumentou. Foram registrados 567 ocorrências com ciclistas envolvidos em acidentes, sendo que 22 perderam a vida, sendo sete em Porto Velho.

O coordenador da ação, Isac Barbosa, relatou que os ciclistas devem ficar atentos às regras de condução estabelecidas pelo CTB. “Nesta blitz vimos muitas crianças sendo carregadas de forma inadequada e perigosa, vimos até um bebê sendo levado dentro do cesto da bicicleta, totalmente solto, sem o mínimo de segurança. Neste caso, orientamos o cidadão a utilizar a cadeirinha, para que a criança seja transportada de forma segurança”, orientou Isac.

A equipe da Dtet, realizou a blitz na rua José Amador dos Reis, na zona leste de Porto Velho, além de orientar os ciclistas sobre a condução segura, também fez entrega de panfletos educativos e equipamentos de segurança utilizados nas bicicletas.

ORIENTAÇÕES

  • Não entrar em alta velocidade em cruzamentos, esquinas ou saídas de garagem;
  • Se preciso, ir até a calçada e atravessar a via como pedestre, empurrando a bicicleta;
  • Não disputar espaço com motocicletas e automóveis;
  • Pedestres têm prioridade sobre os ciclistas. Usar campainha quando necessário;
  • Estabelecer contato visual com motoristas e pedestres, certificando que você foi visto por eles;
  • Transitar no mesmo sentido dos veículos com total atenção nas vias.
  • Nunca usar fones de ouvido;
  • Se beber, não pedale. Bebida não combina com direção segura.

Dia do Mundial da Bicicleta

O dia 3 de junho foi instituído como Dia Mundial da Bicicleta em 2018 pela Organização das Nações Unidas. A data tem o objetivo de promover a conscientização sobre os benefícios sociais quanto a utilização da bicicleta para transporte e lazer.

“Pedalar é uma atividade que contribui para a mobilidade urbana sustentável e oferece diversos benefícios ao corpo humano, por isso sempre incentivamos o uso da bicicleta. Mas sempre com atenção no trânsito e obedecendo as regras de trânsito, porque nunca é demais lembrar que “Juntos salvamos vidas”, destacou o diretor geral do Detran RO.
Postagem Anterior Próxima Postagem