Agevisa esclarece dúvidas sobre vacinação de gestantes; Campanha de Multivacinação será no sábado, 25

Agevisa esclarece dúvidas sobre vacinação de gestantes; Campanha de Multivacinação será no sábado, 25

Se a grávida estiver com as vacinas recomendadas atrasadas, não há contra indicação em aplicar todas num mesmo momento

Porto Velho, RO - Com o objetivo de diminuir as dúvidas sobre a vacinação em gestantes, garantir uma maior cobertura vacinal e incentivar a atualização do cadastro vacinal, a Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia – Agevisa/RO esclarece dúvidas sobre a vacinação referentes às doenças em evidência.

Para as gestantes que necessitam atualizar o cartão vacinal, durante toda a gestação são recomendadas quatro vacinas de rotinas, sendo a Vacina dTpa (Tríplice Bacteriana Acelular do tipo adulto, que protege contra difteria, tétano e coqueluche); Vacina dT (Dupla Adulto, protege contra difteria e tétano); Vacina contra Hepatite B e Vacina contra Gripe (Influenza). Todas essas vacinas deverão ser utilizadas de acordo com o histórico vacinal prévio da mulher, avaliada pela equipe de saúde.

A Agevisa informa ainda que elas não podem tomar as seguintes vacinas: Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), Sarampo, HPV, Varicela e BCG.

As vacinas recomendadas protegem mãe e bebê, não trazendo nenhum risco e sem prejuízos com a produção do leite materno. Se a grávida estiver com as vacinas recomendadas atrasadas, não há contra indicação em aplicar todas num mesmo momento, agendando-se as doses subsequentes, de acordo com cada vacina.

DIA V

Para melhorar a cobertura vacinal no Estado, o Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, organiza junto aos municípios uma campanha de multivacinação. O evento acontecerá no próximo sábado (25).

O diretor-geral da Agevisa/RO, Gilvander Gregório de Lima explica que o alerta é para a possibilidade do retorno de doenças que já estavam em processo de erradicação ou erradicadas no Brasil e que precisam ser mantidas sob controle sanitário. “A campanha é de suma importância para os rondonienses, em especial àqueles que perderam prazos e não completaram o esquema vacinal. Essas pessoas tornam-se mais vulneráveis às doenças. Estaremos com salas de vacinas à disposição da população em todo o Estado, por meio da parceria com os municípios”, ressalta.

DADOS

Um dos exemplos refere-se aos dados da Cobertura Vacinal (CV) de todas as vacinas do calendário da criança menor de um ano de idade. No estado de Rondônia, a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde – MS para cada vacina é de 90% para a BCG e rotavírus humano, e 95% para as vacinas poliomielite, Penta (DTP/Hib/HB), pneumocócica 10 valente, meningocócica C, febre amarela, hepatite A e tríplice viral D1. A campanha tem como foco fortalecer a cobertura vacinal de rotina afetada pelo período de pandemia da covid-19.
Postagem Anterior Próxima Postagem