Vigilância em Saúde Ambiental realiza reunião técnica com equipes de Ariquemes para orientar sobre zoonoses

Vigilância em Saúde Ambiental realiza reunião técnica com equipes de Ariquemes para orientar sobre zoonoses

Equipe da Agevisa salientou a importância das notificações dos casos de leptospirose

Porto Velho, RO - Os técnicos do Núcleo de Risco Biológico – NRB da Agência Estadual de Vigilância em Saúde – Agevisa, composto pelos coordenadores dos Programas Estaduais de Vigilância e Controle da Raiva, Epizootias, Quiroptéros, Leptospirose e Pragas Sinantrópicas, supervisionaram e orientaram os trabalhos das equipes dos oito municípios que compõem a Gerência Regional de Saúde de Ariquemes, por meio de reuniões técnicas.

Nesta ação foram abordados temas como, a campanha antirrábica, sendo apresentado o resultado do ano passado e as estratégias para a campanha de vacinação deste ano. A equipe da Agevisa também realizou uma capacitação de atualização para os técnicos e agentes dos municípios sobre o protocolo de tratamento profilático antirrábico humano, conforme Nota Técnica N 8/2022 CGZV/DEIDT/SVS/MS.

Durante a reunião, a equipe tirou dúvidas sobre a esporotrícose, uma micose causada pelo fungo da espécie Sporothrix schenckii, que está presente no solo, palha, vegetais, espinhos, madeira; além do controle e medidas de prevenção populacional de quirópteros (morcegos) e tratamento em casos de ataques de morcegos a humanos.

A equipe da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental – GTVAM tratou ainda da leptospirose em humanos, referenciando quanto à importância das notificações, informou que o encerramento de casos deve seguir os Algoritmos I e II do Ministério da Saúde – MS, pois a realização da coleta das amostras para diagnóstico e interpretação de resultados, possibilitam agilidade na investigação epidemiológica e retroalimentação de informações ao Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).

A melhoria da qualidade e confiabilidade das informações, além de possibilitar a realização de diagnóstico diferencial da leptospirose com doenças febris agudas/ ictéricas/hemorrágicas, garante ações de enfrentamento e controle de roedores, responsáveis por transmitir essa doença aos humanos.

“A equipe do Núcleo de Risco Biológicos tem como missão, a vigilância, controle e prevenção de doenças que podem ser transmitidas pelos animais aos seres humanos , tais como leptospirose, esporotricose, raiva, assim como os seus reservatórios. Estas doenças devem ser monitoradas, pois podem até levar as pessoas à morte e se tornarem problema de saúde pública”, explicou o gerente de vigilância ambiental, Cesarino Junior Lima Aprígio.

O diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima afirmou que a função da equipe é garantir a segurança sanitária da população e, entre as atividades está a orientação e formação continuada das equipes municipais. “Nós atuamos como vigilantes do bem-estar da sociedade com ações de controle animal e zoonoses conforme estabelece as normas ministeriais, sendo guardiões da saúde pública”, relatou.
Postagem Anterior Próxima Postagem