Técnicos de Rondônia participam de capacitação da análise de queijo na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Técnicos de Rondônia participam de capacitação da análise de queijo na 9ª Rondônia Rural Show Internacional

Todos os técnicos que participaram da capacitação são aptos e especialistas em higiene e inspeção

Porto Velho, RO Mais de 15 técnicos do Estado de Rondônia participaram na tarde desta terça-feira (24), no auditório oficial da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, do Curso de Análise de Queijo promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri. O objetivo do curso é capacitar os técnicos para serem julgadores de queijos em concursos. Dois professores renomados e especialistas em queijos, do estado de Minas Gerais, foram convidados para capacitar e preparar os participantes.

Após a capacitação, cinco dos técnicos que se destacarem serão escolhidos, como jurados oficiais, para fazer a avaliação dos queijos participantes do 1° Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados.

De acordo com o professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes – ILCT de Minas Gerais e especialista em queijos, Fernando Magalhães, os técnicos tiveram a oportunidade de aprender como fazer a degustação e detectar a intensidade do queijo. “Os participantes precisam saber conhecer as técnicas para identificar texturas, aroma e sabor. Isso é o que nós viemos passar para eles. Cada tipo de queijo possui uma característica e para identificar o melhor queijo, é necessário conhecer e saber sobre eles”, informou.

Para Flávia Carvalho, médica veterinária e extensionista rural da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, este momento é um marco histórico para a cadeia produtiva do leite do Estado de Rondônia. “Este será o primeiro concurso de queijo realizado no Estado e terá uma projeção histórica para o setor. Ter a presença de dois professores especialistas em queijos é um privilégio, além de ser uma oportunidade única de estarmos aqui adquirindo este conhecimento sobre derivados lácteos e características sensoriais de queijo. É uma experiência fantástica que só veio agregar”, disse.

Todos os técnicos que participaram da capacitação são especialistas em higiene e inspeção dos produtos de origem animal, atuantes na análise da qualidade do leite, agroindústrias de queijos e outros.

Nos dias 25, 26 e 27 de maio, os técnicos capacitados farão a avaliação dos queijos concorrentes do ConQueijo. No dia 28 de maio, às 9h, será a cerimônia de entrega dos ganhadores do ConQueijo, com homenagem a personalidades da cadeia produtiva do leite e queijo.
Postagem Anterior Próxima Postagem