Servidores da Secretaria de Meio Ambiente recebem treinamento sobre novo Sistema de Licenciamento Ambiental

Servidores da Secretaria de Meio Ambiente recebem treinamento sobre novo Sistema de Licenciamento Ambiental

Servidores da Sedam recebem treinamento prévio sobre as ferramentas do novo sistema de licenciamento ambiental e outorga

Porto Velho, RO - Na proposta de contribuir para o fortalecimento da gestão do meio ambiente, o Governo de Rondônia por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental – Sedam, promoveu na quinta (5) e sexta-feira (6), em Buritis, o primeiro treinamento de técnicos para o novo Sistema de Licenciamento e Outorga Ambiental do Estado – Solar. A ferramenta tem como finalidade reduzir o tempo de análise de processos de licenciamento ambiental. O lançamento do Sistema acontecerá na 9ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, entre os dias 23 a 28 de maio, em Ji-Paraná.

A nova plataforma vai disponibilizar solicitações para licenciamentos ambientais de forma online. A inovação é fruto de uma parceria com a Superintendência Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação – Setic, que desenvolveu o Sistema. Além da agilidade para tramitação dos processos, os técnicos da Sedam podem encaminhar relatórios e receber retorno dos solicitantes. O público externo terá a possibilidade de encaminhar e receber documentos, solicitar renovações e fazer download de arquivos, como cópias de licenças aprovadas.

Nesse contexto, para embasar o Sistema, a Sedam está capacitando os gestores com as informações necessárias à funcionalidade do Sistema e dos procedimentos ambientais, para efetivar a sua implantação. Durante os dois dias, a equipe da comissão Solar apresentou o Sistema para responsáveis técnicos que atuam na gestão ambiental e licenciamento de processos de outorga pela Sedam.

Nova ferramenta dará maior celeridade aos procedimentos internos e maior eficiência e redução de custos

De acordo com gerente de pesca, João Batista, a preocupação maior do trabalho está em orientar os servidores da secretaria, para que o cidadão receba o melhor atendimento durante o uso do novo Sistema.

Érica da Silva, gerente do escritório regional da Sedam em Buritis, relata que as aulas foram importantes para esclarecer vários pontos sobre os novos formatos de cadastro do licenciamento “A capacitação vai ajudar os servidores a realizarem um atendimento mais rápido, assim como o novo sistema. No treinamento pudemos conhecer melhor a ferramenta e a administração deste sistema. Assim estaremos aptos para atender a comunidade com mais eficiência” detalhou a servidora.

“Fiquei muito satisfeito em conhecer os detalhes do que a Sedam está colocando em prática, porque é um anseio trazer este Sistema para interior, pois vai facilitar ainda mais os pedidos das pessoas daqui, que moram em sítio” explicou o servidor e Engenheiro, Elias Gomes de Souza”.

Segundo João Batista, o mesmo treinamento será realizado nos demais escritórios regionais da Sedam, entre os dias 16 e 19 de maio.
Postagem Anterior Próxima Postagem