O dia na história por Lúcio Albuquerque

O dia na história por Lúcio Albuquerque

O DIA NA HISTÓRIA

Lucio Albuquerque

Jlucioac@gmail.com

BOM DIA 17 DE MAIO!

COMEMORA-SE

Dia do Protetor de Florestas (Curupira). Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação (Dia da Internet). Dia Mundial da Hipertensão.

Católicos lembram São Pascoal Bailão e Santa Antónia Mesina.  Budistas comemoram Dia Vesak, nascimento de Siddhartha Gautama (Buda) . 

BRASIL

2011 — A Câmara Municipal de São Paulo concede o título póstumo de cidadão paulistano ao padre gaúcho Roberto Landell de Moura, inventor do rádio, falecido em 1928.

MUNDO

563 A.C – Budistas registram data do nascimento de Dia Vesak, Siddhartha Gautama, designado Buda. 

1510 — Morre o pintor italiano Sandro Botticelli, obra principal “O Nascimento de Vênus”. 

1846 — O músico belga Adolphe Sax patenteia o saxofone. 

1865 — Fundação em Paris da União Internacional de Telégrafos (mais tarde União Internacional de Telecomunicações). 

1990 — A Organização Mundial de Saúde retira a homossexualidade da sua lista de doenças mentais.

FOTO DO DIA

Perfilados, com suas bandeiras, estudantes de colégios de Porto Velho saúdam o presidente Getúlio Vargas em sua despedida da visita de 11 a 13 de outubro de 1940. 

A comitiva de cinco carros segue pela atual Avenida Presidente Dutra (ainda sem asfalto) rumo ao porto da Madeira-Mamoré. 

Os colegiais estão em frente ao prédio que seria depois o Mercado Municipal. Na foto, à direita, o obelisco da Independência, inaugurado em 1922 e, ainda à direita, espaço onde depois foi construído o Palácio Presidente Vargas. 

À esquerda o terreno onde 10 anos depois seria construído o Porto Velho Hotel, atual Unir-centro. (F. Acervo Anderson Leno, colorizada por Luís Claro)

Postagem Anterior Próxima Postagem