Estudantes da Rede Estadual de Ensino passam por avaliação diagnóstica

Estudantes da Rede Estadual de Ensino passam por avaliação diagnóstica

Iniciativa contemplou 409 escolas, para cerca de 165 mil estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio

Porto Velho, RO - Preocupado com as possíveis lacunas de aprendizagem geradas durante a pandemia, o Governo do Estado, por meio da Secretária Estadual de Educação – Seduc, realizou uma avaliação diagnóstica entre os dias 11 a 14 de abril de 2022 nos 52 municípios do Estado. A iniciativa contemplou 409 escolas, para cerca de 165 mil estudantes a partir do 2º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio.

Segundo a Diretoria Geral de Educação, essa é a maior já realizada em Rondônia. As avaliações dos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa e Matemática foram compostas por questões que aferem 20 habilidades do Ensino Fundamental e 25 habilidades do Ensino Médio. Professores responsáveis pelos referidos componentes curriculares aplicaram a avaliação.

Para obtenção de um panorama no âmbito estadual, regional, escolar, por ano/série e por turma, as respostas marcadas pelos estudantes nos cartões-respostas foram inseridas, também, pelos referidos professores no sistema Diário Eletrônico. Este, por sua vez, gerou as planilhas e gráficos que serão utilizados para análise e devidas intervenções por todos os envolvidos no processo educacional.

A partir desses resultados, as escolas, com auxílio da Seduc, identificarão as habilidades de cada ano escolar que não foram atingidas pelos estudantes para, a partir de então, revisarem seus planos de ensino e promoverem ações pedagógicas capazes de recompor a aprendizagem.

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

O projeto pedagógico “Avaliações diagnósticas: Aprender é fundamental” tem por objetivo verificar a aprendizagem atingida pelos estudantes durante o ensino remoto, no período pandêmico, a fim de servir como base de análise para que os educadores possam identificar os pontos críticos no percurso escolar.

O projeto tem como referência as habilidades propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Estado de Rondônia (RCRO).
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