
Em Ariquemes, Escola Móvel de Máquinas Agrícolas totalizou mais de 200 certificados entregues, nos eixos Tecnológicos de Controle e Processos Industriais e de Gestão e Negócios
Responsável por ampliar e fomentar a oferta de educação profissional em diversos pontos do Estado por meio de cursos técnicos e de qualificação profissional, as Escolas Móveis – Educação Sobre Rodas (quatro unidades) somaram investimento de quase R$ 9 milhões do Governo de Rondônia, no Plano Estratégico: “Um Novo Norte, Novos Caminhos”.
Com objetivo de expandir a educação profissional, por intermédio da interiorização de ações formadoras, com capacitação gratuita, pelo Idep, o Poder Executivo visa promover a melhoria na qualidade de vida dos rondonienses, com o desenvolvimento econômico e social.
INSERÇÃO NO MERCADO

Artur Santiago fez curso de Mecânico de Motores a Diesel e Ajustador Mecânico, já está no mercado de trabalho
“Tive uma breve experiência em uma mecânica da cidade, e agora fui contratado para a oficina do transporte escolar da Prefeitura de Ariquemes, na função de mecânico. O curso foi o diferencial na minha caminhada profissional. É muito importante e eu super indico para quem quer se profissionalizar”, comentou.
Para Pedro Victor Silveira Nepomuceno, a formação auxiliou a ampliar seu conhecimento profissional sobre as ferramentas usadas no trabalho. Ele fez os Cursos de Ajustador Mecânico e de Manutenção de Máquinas Agrícolas, também em Ariquemes.
Paulo Felipe Rocha de Oliveira também foi contratado recentemente após a conclusão dos Cursos de Manutenção de Máquinas Agrícolas, Mecânico de Máquinas Agrícolas e Mecânico de Motores a Diesel. “Fui contratado por uma empresa e estou começando como auxiliar mecânico. Os cursos são perfeitos e sem eles eu não conseguiria essa oportunidade de emprego”.
PARCERIAS LOCAIS
A atuação do Governo de Rondônia com as escolas móveis acontece por meio de parcerias locais com as prefeituras e secretarias municipais de educação. Em Ariquemes, a Escola Móvel de Máquinas Agrícolas totalizou mais de 200 certificados entregues, nos eixos Tecnológicos de Controle e Processos Industriais e de Gestão e Negócios. E em Pimenta Bueno, foram entregues 156 certificados, no eixo Tecnológico de Produção Alimentícia.