Detran Rondônia intensifica ação de conscientização para motociclistas

Detran Rondônia intensifica ação de conscientização para motociclistas

Detran Rondônia realiza operação “Duas Rodas, Uma só Vida” em Porto Velho

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO, por meio da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat tem intensificado a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”; que é específica para motociclistas.

Mais de 50% da frota do Estado de Rondônia é composta de motocicletas e as maiores vítimas de sinistros de trânsito no Estado são motociclistas. Na sexta-feira (20) e no sábado (21), o Detran Rondônia realizou a ação em Porto Velho, com o objetivo de reduzir os sinistros de trânsito envolvendo motociclistas.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida ressaltou que está sendo realizado no Brasil e em vários países no mundo, o Movimento Maio Amarelo 2022, que traz como tema essa ano – “Juntos Salvamos Vidas”. “Precisamos ter consciência no trânsito, se cada pessoa fizer a sua parte, se colocando no lugar do outro teremos um trânsito mais humanizado e seguro”, afirmou o diretor-geral.

Paulo Higo explica que os motociclistas são os mais vulneráveis no trânsito. A motocicleta é um veículo que não oferece segurança ao condutor e passageiro que ficam mais expostos no trânsito. Por estar exposto aos riscos no trânsito, o motociclista deve manter uma postura defensiva no trânsito, afirma o diretor da Autarquia.

O Diretor Técnico de Fiscalização e Ações de Trânsito – Dtfat e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, explica que mesmo sabendo dos riscos que a motocicleta oferece, há situação em que pode ser observado alguns condutores fazendo manobras arriscadas na via, colocando em risco a própria vida e a de terceiros, “muitos acidentes graves com motociclistas ocorrem em cruzamentos com semáforos, uma colisão lateral atinge em cheio o motociclista, podendo sofrer lesões graves e até vir a óbito”, lamentou Ribeiro.

Outro alerta feito pelo diretor de Fiscalização do Detran Rondônia, é quando o semáforo vai mudar para a cor amarela, que significa alerta, cuidado, e muitos motociclistas aceleram para atravessar a via, “o acidente pode ocorrer em fração de segundos, a responsabilidade no trânsito faz toda a diferença”, explica Welton Ribeiro.

Dados estatísticos comprovam que motociclistas são as maiores vítimas no trânsito

Durante a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida”, os agentes de trânsito verificam se os condutores de motocicletas são habilitados, se o veículo está com a documentação regular e em condições de trafegabilidade. O motociclista é convidado para assistir um vídeo de três minutos, onde são exibidas cenas de acidentes envolvendo motociclistas que poderiam ter sido evitados, caso o condutor tivesse mantido prudência no trânsito.

Os agentes orientam para o uso correto dos equipamentos de segurança, como o capacete com viseira abaixada e devidamente afivelado, o uso de calçados fechados e roupas adequadas, manter sempre a luz do farol acesa, conduzir sempre com as duas mãos, não exceder o limite da via e não transportar criança menor de 10 anos na garupa da motocicleta.
Postagem Anterior Próxima Postagem