Detran orienta visitantes da Rondônia Rural Show sobre riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica

Detran orienta visitantes da Rondônia Rural Show sobre riscos de dirigir sob efeito de bebida alcoólica

O Detran de Rondônia trabalha com etilômetro Alcolizer para a realização do teste passivo que detecta a presença de álcool no organismo

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito – Detran/RO está orientando os usuários que visitam o estande da Autarquia na Rondônia Rural Show Internacional, em Ji-Paraná. Servidores do órgão explicam quais são as consequências que podem ocorrer para quem desrespeitar a legislação de trânsito, e ainda demonstra ao usuário como funciona o teste do etilômetro.

O diretor-geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida pontua quanto à importância do trabalho em instruir o cidadão acerca dos malefícios de dirigir sob influência de bebida alcoólica e também lembrar o que determina a legislação e o que acontece com quem desrespeita a lei de trânsito. “O Detran montou uma estrutura na Rondônia Rural Show para oferecer serviços aos usuários de orientação e educação de trânsito. Nosso principal objetivo não é punir o usuário, e sim garantir um trânsito mais seguro para todos. Mas quem não respeita a lei de trânsito colocando a própria vida em risco e a de terceiros, infelizmente vai sofrer as consequências”, lamentou Paulo Higo.

Usuários são convidados a fazer o teste do etilômetro após explicação sobre os riscos de dirigir alcoolizado

O cidadão além de receber orientação, ainda pode conhecer o teste do etilômetro. Durante a feira são oferecidos os dois tipos de teste, o ativo, em que a pessoa precisa assoprar o aparelho e que é realizado por meio da análise do ar expelido pelos pulmões; e o teste passivo, que é feito pelo aparelho Alcolizer que detecta o teor de álcool no ar, basta aproximá-lo a poucos centímetros da pessoa e detectar pela respiração se o condutor está ou não sob efeito de bebida alcoólica.

O Detran Rondônia é o único do País que tem o aparelho com tecnologia avançada, utilizado nas Operações da Lei Seca OLS. Foram investidos R$ 1,5 milhão na aquisição dos etilômetros Alcolizer, equipamento que consegue detectar a presença de álcool no ar, sem a necessidade do condutor fazer o teste usando o bico do aparelho.

Código de Trânsito Brasileiro – CTB é claro ao definir que a pessoa que dirigir sob influência de bebidas alcoólicas estará cometendo infração gravíssima, prevista no artigo n° 165, bem como crime de trânsito previsto no artigo n° 306. O condutor que for flagrado dirigindo embriagado será preso, e terá que pagar fiança estipulada pela autoridade policial e ainda será multado em dez vezes o valor de uma multa de infração gravíssima, ou seja, irá pagar com valor atualizado de R$ 2.934,70 (dois mil, novecentos e trinta e quatro reais e setenta centavos). Dependendo das circunstâncias, o motorista pode ainda responder processo criminal e será instaurado processo de suspensão do direito de dirigir por 12 meses.
Postagem Anterior Próxima Postagem