RondoLEITE e 1° Concurso de Qualidade de queijo vão estar entre as atrações na Rondônia Rural Show Internacional em maio

RondoLEITE e 1° Concurso de Qualidade de queijo vão estar entre as atrações na Rondônia Rural Show Internacional em maio

Primeira edição da Feira do Agronegócio do Leite, a RondoLEITE aconteceu em 2018

Porto Velho, RO - Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento da cadeia produtiva do leite no Estado, o Governo de Rondônia vai realizar a 3ª edição da Feira RondoLEITE, para proporcionar aos pecuaristas e envolvidos no agronegócio; diversas oportunidades de conhecimento acerca do tema que tem alavancado a economia do Estado.

Neste ano, a RondoLEITE vai ocorrer dentro da 9ª Rondônia Rural Show Internacional, que acontece de 23 a 28 de maio, no Centro Tecnológico Valdeci Rack, em Ji-Paraná. Todos os atores da pecuária leiteira terão a oportunidade de participar de discussões sobre as novidades, tecnologia, melhoramento genético, exposição de animais, debates sobre as dificuldades e o comportamento do mercado.

Para a coordenadora de Desenvolvimento Agropecuário da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, Carolina Parra, as perspectivas para esta edição 2022 são ainda melhores, com novas oportunidades de negócios, exposições de animais com padrão genético, disseminação de novas tecnologias. “Espera-se um número expressivo de visitantes no espaço da RondoLEITE, contribuindo assim, para o desenvolvimento da cadeia da bovinocultura leiteira do Estado de Rondônia”.

“O Poder Executivo tem feito muitos esforços para impulsionar a produção de leite no Estado. São vários projetos que estão sendo apoiados, principalmente com recursos do fundo ProLeite, e vão ser demonstrados com tecnologias, exposições de materiais de animais, entre outros, que estarão sendo disponíveis durante esta edição da Rondônia Rural Show”, disse o secretário da Seagri, Janderson Dalazen.

RONDOLEITE

A primeira edição da RondoLEITE foi em 2018, com o 1° Fórum Estadual da Qualidade do Leite, voltado para gestores de laticínios, com vitrines tecnológicas mostrando diversos cultivos de forrageiras. Durante o evento houve debates com a participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Mapa, Agência Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia – Idaron e a Seagri, a respeito da qualidade do leite no Estado e o programa “Leite Saudável”.

Exposição de bovinos, outra mostra, que contou com a participação da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu – ABCZ e da Associação de Criadores de Girolando.

Em 2019, a 2ª edição da RondoLEITE aconteceu paralela à 8ª Rondônia Rural Show, tendo um dos temas destaque; os “Desafios com a retirada da vacinação de febre aftosa”. Cerca de 200 animais foram expostos para comercialização da raça ou genética e contou mais uma vez com a participação das associações ABCZ, e de Criadores de Girolando.

1° CONQUEIJO

Durante as diversas programações que estarão sendo realizadas durante a 3ª da RondoLEITE, ocorrerá a 1ª edição do Concurso de Qualidade de Queijos de Rondônia – ConQueijo, que visa promover a qualidade e valorização das produções queijeiras das agroindústrias familiares e dos estabelecimentos agroindustriais de pequeno porte de leite e derivados, proporcionando ao produtor rural um maior conhecimento das características técnicas na qualidade do produto final oferecido, em função dos atributos sensoriais avaliados por analistas especialistas.
Postagem Anterior Próxima Postagem