Detran Rondônia reforça projeto "Motorista Camarada da Rodada" para garantir segurança no trânsito

Detran Rondônia reforça projeto "Motorista Camarada da Rodada" para garantir segurança no trânsito

Projeto “Motorista Camarada da Rodada” orienta motorista a não dirigir se ingerir bebida alcóolica

Porto Velho, RO - O projeto “Motorista Camarada da Rodada” tem por objetivo conscientizar o público, principalmente os jovens que ao saírem para se divertir ter em mente, se ingerir bebida alcóolica não dirigir. O Governo de Rondônia, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran – RO) e da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet) retomou o projeto na última quarta-feira (20). A ação de conscientização está sendo desenvolvida em estabelecimentos noturnos com grande circulação de pessoas e eventos.

O diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida destaca a importância das ações educativas de trânsito, como ferramenta de conscientização do cidadão. “O Detran tem trabalhado o tema educação de trânsito em todos os municípios do Estado e o projeto, Motorista Camarada vai até o cidadão para conscientizá-lo a não dirigir se tiver ingerido bebida alcóolica”, afirmou o diretor-geral do Detran Rondônia.

Paulo Higo, explica ainda que quando a pessoa ingere bebida alcóolica fica mais sujeita a se envolver em acidentes de trânsito pois, o álcool afeta o sistema nervoso central e pode causar perda de reflexo e comprometer a atenção, a memória, além de sentir sonolência excessiva podendo levar ao coma e até a óbito. Por isso os riscos de se envolver em acidente de trânsito são maiores que uma pessoa que está sóbria.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira, afirma que o projeto “Motorista Camarada da Rodada” é uma ação educativa que salva vidas, pois a pessoa juntamente com os amigos pode sair e se divertir, desde que volte para casa em segurança de carona com um amigo que não ingeriu bebida alcóolica. Outra opção é chamar um carro de aplicativo ou taxi, “só assim estará em segurança e não colocará a vida de terceiros em risco”, disse Ruymar Pereira.

O agente de trânsito, Tiago Galdino chefiou a equipe durante a última ação educativa na região central de Porto Velho e na zona sul da capital. Ele afirmou que o objetivo do Detran Rondônia é orientar os condutores que estão nos estabelecimentos sobre a importância de não dirigir se ingerir bebida alcóolica e ao final da abordagem são entregues as pessoas uma sacola porta lixo para carro com a mensagem “Se beber não dirija”. O material de divulgação traz informações que toda pessoa deveria saber quanto aos riscos de acidentes no trânsito, alerta o agente de trânsito.

Durante a ação, um servidor do Detran Rondônia, aproveita o sistema de sonorização do estabelecimento comercial para explicar ao público o objetivo do trabalho que é a preservação da vida. O principal objetivo é deixar claro que “Juntos Salvamos Vidas”, pois o trânsito é feito por pessoas e devemos nos colocar sempre no lugar do outro. Isso porque algumas vezes estamos na condição de condutor de veículo automotor e outras na condição de pedestre, ciclista e motociclista.

PARCERIA

Os proprietários de estabelecimentos visitados se tornam parceiros ao contribuir com o Detran Rondônia para que a mensagem do projeto “Motorista Camarada da Rodada” seja levada para a sociedade de forma eficiente. “A intenção é trazer a classe empresarial, principalmente donos de bares, boates e promotores de grandes eventos para somar conosco nessa missão de salvar vidas no trânsito”, ressaltou.
Postagem Anterior Próxima Postagem