Condutores de veículos de Porto Velho são orientados sobre trânsito seguro durante ação "Motorista Camarada"

Condutores de veículos de Porto Velho são orientados sobre trânsito seguro durante ação "Motorista Camarada"

Ação tem o objetivo principal de orientar os condutores

Porto Velho, ROOrientando motoristas sobre a condução segura, e incentivando que entre os amigos escolham um, que não esteja ingerindo bebida alcoólica, para ser o condutor do veículo na volta para casa, o Departamento estadual de Trânsito – Detran/RO, realizou a ação “Motorista Camarada”, na sexta-feira (22) e sábado (23), em Porto Velho. A atividade foi executada pela equipe da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito – Dtet.

Os agentes da Educação de Trânsito estiveram em diversos bares da região Central e zona Leste da Capital. Com abordagem cordial, a equipe da Dtet orientou motoristas e distribuiu folders com dicas de segurança.

A ação “Motorista Camarada” resultou em 1.097 abordagens diretas e indiretas de pessoas, sendo 486 na sexta-feira, e 611 no sábado, num total de oito estabelecimentos visitados nas duas noites.

“Ação tem o objetivo principal de orientar os condutores logo que chegam nos locais de diversão para definirem quem será o motorista da vez. Caso o grupo não tenha o ‘Motorista Camarada’, é sugerido às pessoas que optem por transportes alternativos. A finalidade de nossas atividades é prevenir sinistros orientando condutores a prática de comportamentos seguros no trânsito” – disse o diretor da Dtet, Ruymar Pereira de Lima.

Um empresário demostrou interesse quanto à participação dos agentes da Educação para o trânsito em seu estabelecimento. Destacou ser um trabalho de relevância para conscientizar as pessoas em escolher o “Motorista Camarada” entre o grupo. Para ele, mais importante que a diversão é o cuidado com a vida, e disse que o estabelecimento está aberto para mais ações educativas do Detran.

“Conversar com motoristas sobre a responsabilidade de dirigir com civilidade e respeito às normas de trânsito, faz toda diferença para a preservação da vida. O artigo 47 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, estabelece que a educação para o trânsito é direito de todos e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito”, completou o diretor da Dtet.

“Salvar vidas orientando condutores quanto ao perigo de dirigir sob efeito do álcool e retirando do trânsito motoristas alcoolizados, que são perigos em potencial, é uma das responsabilidades do Detran. Juntos salvamos vidas”, enfatizou o diretor-geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, informando que para combater a embriaguez ao volante, além das ações educativas, a autarquia realiza atividades de fiscalização em todo o Estado.
Postagem Anterior Próxima Postagem