Apos 1 ano Hemodiálise Cacoal administrada pelo prefeito Fúria tá de mal a pior

Apos 1 ano Hemodiálise Cacoal administrada pelo prefeito Fúria tá de mal a pior

Porto Velho, RO -  Atendendo à solicitação de diversos pacientes e profissionais da TRS Hemodiálise, o vereador Dr. Paulo Henrique (PTB), membro da Comissão de Saúde da Câmara de Cacoal, esteve na última quinta, 31/03, ouvindo os pacientes e constatando diversos problemas no tratamento de hemodiálise em Cacoal. Dr. Paulo constatou a precariedade do serviço público na visão de pacientes e dos profissionais de saúde.

Para Felipe Carlo Garcia, 39 anos, morador de Cacoal, paciente da hemodiálise há 03 anos, enfatizou o abandono e a precariedade no atendimento desde a intervenção pela prefeitura de Cacoal. Salientou a ausência de investimentos, cadeiras danificadas, calafrios em pacientes e ausência de contratação de cirurgião vascular para a realização de procedimento de fistulas nos pacientes. “Se não conta de tocar o serviço devolva para o Estado ou para quem conhece do assunto” frisou.

Durante a visita, Dr. Paulo se deparou com diversos problemas, a saber, médicos com salários atrasados (outubro e dezembro de 2020), total descaso com os profissionais de saúde, falta de segurança na clínica nos períodos noturnos, clinica superlotada (150 pacientes e 38 sem o procedimento de fistulas há mais de meses ou ano),  calafrios em paciente causado por diversos fatores, péssima qualidade na aquisição de novos capilares (filtros), ausência de troca de filtros, contaminação da agua e diversos pacientes com infecção em virtude do excesso de tempo sem substituir o cateter. 

De acordo com a equipe médica, pacientes que iniciam a hemodiálise por um cateter devem permanecer em média 30 dias, devido ao risco de infecção. O essencial seria o procedimento para fistula artéria venosa, uma pequena cirurgia que liga a artéria com a veia fazendo a veia ficar mais grossa para receber a agulha, sendo o melhor para o paciente. 

"Não há condições clínica e profissional para admitir novos pacientes, por ausência de funcionários, falta enfermeiro, ausência de cirurgião vascular para procedimento de fistulas. Pacientes estão sendo dialisados na uti do Heuro, tirando a vaga de outro paciente mais grave, por falta de investimentos de clínica TRS de Dialise por parte da Prefeitura de Cacoal” frisou Dr. Paulo.



Postagem Anterior Próxima Postagem