Veja: Pesquisa de intenções de voto para as eleições gerais em Rondônia para candidatos a deputado federal, governo e ao senado



Porto Velho, RO - O Instituto Phoenix divulgou hoje a segunda pesquisa de intenções de voto para as eleições gerais em Rondônia para candidatos a deputado federal, Governo e ao senado, uma disputa que promete mudanças significativas em decorrência da mudança das regras eleitorais pelo Tribunal Superior Eleitoral e que podem sepultar vários políticos.

Na primeira sondagem temos a de Senado, onde quem aparece em primeiro lugar é o ex-senador emedebista Amir Lando com 21,90%, seguido do também ex-senador Expedito Junior (PSDB) com 20,30% e o empresário bolsonarista Jaime Bagatolli em terceiro com 17,60%. A Deputada federal Jaqueline Cassol vem em quaro com 10,80%.

Da 5ª. à oitava posições tem-se: o ex-governador Daniel Pereira (SD) com 9,50%, o senador Acir Gurgacz (PDT) com 8,30%, o ex-vice-prefeito de Porto Velho, Edgar do Boi (PSDC) com 4,70% e petista Ramon Cujuí com 3,20% das intenções de voto. 3,70% dos entrevistados votaram em outros candidatos espontaneamente.

Na tabela abaixo, confira a tabela dos ´votos´ obtidos por cada candidato, partido por eleitores masculinos e feminino. Note que nem o fato de ser a única mulher dentre os oito mais votados não influiu muito na intenção de votos da deputada federal Jaqueline Cassol. Os percentuais do gráfico referem-se ao IVD – Índice de Votos Definidos, onde não é levado em conta o voto dos indecisos.



CÂMARA FEDERAL

Para a Câmara Federal, a lista dos primeiros colocados traz algumas surpresas como a quinta colocação do ex-deputado federal Natan Donadon, com 6,1%, seguido da ex-senadora petista Fátima Cleide com 5,5%. A primeira colocação está com o Coronel Chrisóstimo (PSL) com 10,6%, seguido do ex-prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires (PSB) com 8%, e do ex-deputado federal Lindomar Garçom (Republicanos), em terceiro, com 6,9%.

Nas primeiras colocações ainda aparecem o médico Lucas Follador (DEM) com 6,1% das intenções de voto, o ex-deputado federal Luiz Cláudio (PL) com 5,2% e o deputado federal e ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) com 4,4%. A lisa é composta por 40 nomes e mais de 47% dos entrevistados estão indecisos.



GOVERNO

A pesquisa para o Governo do Estado até agora não aparenta haver muita disputa apesar a pluralidade de candidatos, sendo possível que ela seja polarizada por dois candidatos e um possível terceiro, pois vários nomes ainda teimam em estar com baixo índice de popularidade.

É o que demonstra a sondagem espontânea da pesquisa. O resultado final mostra o ex-governador Ivo Cassol (PP) na liderança com 14,2% das intenções de voto, seguido do deputado federal Léo Moraes (Podemos) com 11,6% e do ex-governador Confúcio Moura (MDB) com 7,2%

Nas outras colocações aparecem o prefeito Hildon Chaves (PSDB) com 6,5%, o governador Marcos Rocha (PSL) com 5,9% e o ex-senador Amir Lando (MDB) com 5,2%. A lista segue ainda com Marcos Rogério (DEM) – 4,6%, e Jaime Bagatolli (PSL) com 3,7%.

Nas outras colocações estão ainda: Pimenta de Rondônia (Psol) com 3,2%, Maurão de Carvalho (MDB) – 2,2%, Expedito Junior (PSDB) – 2,2%, e Anselmo de Jesus (PT) – 1,4%; Outros nomes 3,3% e indecisos 28,8%

DADOS DA PESQUISA

Pesquisa realizada com 1.203 entrevistados entre os dias 1º a 4 de março de 2022 em 14 municípios que representam 77% dos eleitores do Estado. A pesquisa possui margem de erro de + ou -3%, intervalo de confiança de 96% e contratada pelo jornal Correio Continental. Foi assinada pelo estatístico Augusto da Silva Rocha (Conre 1 7655-A) e registrada no TRE-RO com o número nº RO-07370/2022.

Fonte: DA ASSESSORIA
Publicada em 05 de março de 2022 às 14:11
Postar um comentário (0)
Postagem Anterior Próxima Postagem