Avanço tecnológico na avaliação de prova prática é apresentado no Encontro de Examinadores de Trânsito do Detran Rondônia

Avanço tecnológico na avaliação de prova prática é apresentado no Encontro de Examinadores de Trânsito do Detran Rondônia

Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia é realizado no auditório da Ciretran de Cacoal

Porto Velho, RO - O Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO), realiza nesta quarta-feira (30) e quinta-feira (31), o Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia, no auditório da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Cacoal. O Encontro de Examinadores de Trânsito do Estado de Rondônia está fundamentado na Resolução do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, nº 514 de 18 de dezembro de 2014, que aprova as diretrizes da Política Nacional de Trânsito, e trata da capacitação e aperfeiçoamento continuado dos profissionais de trânsito.

O diretor geral do Detran, Paulo Higo Ferreira de Almeida, participou da abertura do Encontro de forma online, onde falou sobre a importância das discussões que o evento propõe, e sobre as estratégias necessárias para resolução dos problemas, considerando as realidades vivenciadas na execução do trabalho de avaliadores.

“Uma das marcas dessa gestão é o avanço tecnológico, e a prova prática também ganhará essa inovação, com o uso de tabletes para preenchimento eletrônico das informações, proporcionando o acesso rápido sobre o resultado da avaliação aos nossos usuários, o que melhora a oferta dos serviços que realizamos e facilita na execução dos procedimentos aos funcionários. Quem ganha com isso são os nossos usuários, na agilidade do serviço, e os examinadores, que tem a dinâmica na execução do trabalho facilitado”.

Paulo Higo frisou a participação dos examinadores na construção de um trânsito mais seguro, já que avaliam se os candidatos são aptos ou inaptos na condução de veículos, e isso tem uma implicação direta em outras atividades executadas pelo Detran-RO. “Juntos Salvamos Vidas”, destacou o diretor.

Promovido pela Diretoria Técnica de Habilitação e Medicina no Trânsito (Dthmet), por meio da Controladoria Regional de Trânsito (CRT), o Encontro de Examinadores tem o objetivo viabilizar a discussão e implementação das alterações no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) aplicado ao processo avaliatório dos exames práticos e padronização dos procedimentos de avaliação. “O evento irá debater temas diversos, como procedimentos internos de trabalho, pedagógico, e também será debatido o Manual de Aplicação de Exames, visando uniformizar o procedimento”, afirmou o diretor técnico da Dthmet, Hassan Mohamad Hijazi.

O Detran-RO possui onze comissões avaliadoras, que são distribuídas em polos, localizados em Vilhena, Rolim de Moura, Cacoal, Ji-Paraná, Jaru, Ariquemes e Porto Velho. “Essas comissões preenchem e prestam serviços em todo estado de Rondônia para aplicação dos exames avaliativos de habilitação formando assim os condutores” – informou Hassan.

O controlador Regional de Trânsito (CRT), Francisco Carlos da Silva Nascimento, explica que neste Encontro serão realizadas as tratativas para a finalização da publicação do Novo Manual de Exames Teóricos e Práticos do Detran-RO. “Apresentaremos a melhora do Sistema DetranNet, na qual os examinadores poderão lançar os resultados das provas dos candidatos diretamente no sistema, dando agilidade ao resultado das avaliações aos candidatos”.
Postagem Anterior Próxima Postagem