Detran Rondônia realiza Encontro Pedagógico em Cacoal para alinhar ações educativas

Detran Rondônia realiza Encontro Pedagógico em Cacoal para alinhar ações educativas

Detran realiza Encontro Pedagógico para servidores da Educação de Trânsito

Porto Velho, RO - A abertura do Encontro Pedagógico do polo de Cacoal do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) teve início na manhã desta quarta-feira (23). O encontro está sendo realizado no auditório do Centro de Educação de Jovens e Adultos (Ceeja), situado na Rua São Paulo, n. 2745 – Centro. O encontro tem por objetivo a adequação dos projetos de educação da Coordenadoria de Educação de Trânsito (CET) e apresentação dos projetos que serão desenvolvidos no decorrer do ano.

O polo compõe os municípios de Vilhena; Cabixi; Colorado do Oeste; Corumbiara; Cerejeiras; Pimenteiras do Oeste; Chupinguaia; Pimenta Bueno; Primavera de Rondônia; Parecis; São Felipe; Alto Alegre dos Parecis; São Felipe; Alto Alegre dos Parecis; Novo Horizonte; Nova Brasilândia; Santa Luzia do Oeste; Espigão do Oeste; Ministro Andreazza, Cacoal, Vale do Paraíso e o distrito de Migrantenopolis.

O diretor Técnico de Educação de Trânsito, Ruymar Pereira abriu oficialmente o Encontro Pedagógico, dando boas vindas aos servidores e ressaltando a importância do encontro para adequar as ações educativas que serão realizadas durante o ano de 2022. “Durante os três dias que estaremos reunidos aqui, vamos planejar e fazer uma grande reflexão sobre a ação dos profissionais que atuam com educação de trânsito, capacitando-os quanto às novas metodologias para desenvolver educação de trânsito”, afirmou Ruymar Pereira.

O diretor Técnico de Educação justificou a ausência do diretor geral do Detran Rondônia, Paulo Higo Ferreira de Almeida que não pode estar presente no evento devido a agenda de trabalho na Capital, mas ressaltou as palavras do diretor geral aos servidores sobre a necessidade do planejamento coletivo e democrático, com vistas a maximizar os resultados alcançados nas ações educativas ao cidadão.

Encontro tem objetivo de alinhar projetos de educação de trânsito

Ruymar também enfatizou a importância da equipe de educação trabalhar em parceria com a de fiscalização, afirmando que são duas vertentes que tem o mesmo objetivo que é salvar vidas no trânsito, destacando que já está em conversação com o diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito (Ftfat), Welton Ribeiro para ajustar essa parceria e citou a ação “Duas Rodas, Uma Só Vida.

A Coordenadora de Educação de Trânsito (CET), a pedagoga Glauce Souza de Abreu falou sobre a importância da capacitação de profissionais que atuam na educação de trânsito nas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) e convidou que cada servidor relatasse para os colegas qual foi a sua melhor ação educativa na sua localidade, pois a realidade de cada localidade é diferente, por isso a CET estará readequando os projetos de educação de trânsito que serão realizados durante o ano de 2022.

Glauce Abreu lembrou que as ações educativas do Detran Rondônia segue o que determina a legislação e ressaltou que existem formas diferentes de se trabalhar o que determina a lei, mas não pode fugir de sua essência.

A educação é uma ferramenta importante, uma vez que tem papel fundamental na construção cidadã da mobilidade segura e a diminuição dos comportamentos de risco no trânsito, conforme preconiza o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece como direito de todos, e constitui dever prioritário para os componentes do Sistema Nacional de Trânsito.

Um dos projetos apresentados no encontro foi o “Educar Para a Vida”, que tem por objetivo atender a Educação Básica, com atividades vinculadas à Legislação de Trânsito e Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatran).

Gilceli Oliveira falou sobre a importância da comunicação

O tema “Habilidade Comunicacional e Oratória” foi apresentado pela professora Gilceli Correia de Oliveira que falou sobre a importância de se comunicar de forma clara e objetiva, não apenas com a voz, mas de outras formas também sendo por meio da escrita, expressão corporal, entre outras maneiras.

O Encontro Pedagógico segue até a próxima sexta-feira (25) e serão tratados ao decorrer o encontro temas como: apresentação das Políticas Nacionais de Trânsito, presente no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito 2021-2030 (Pnatran 2021-2030), com determinações do Código de Trânsito Brasileiro e demais regulamentações concernentes à educação de trânsito; apresentação de projetos “Educar Para Vida”; Formação Continuada e Monitoramento, Educação e Cidadania – Trânsito Seguro começa na Escola; elaboração de projetos e atividades práticas, como blitz educativa, pit stop e ações performáticas.
Postagem Anterior Próxima Postagem