Roberto Cidade apresenta projeto que torna festejo de ‘Santo Antônio de Borba’ patrimônio cultural

Roberto Cidade apresenta projeto que torna festejo de ‘Santo Antônio de Borba’ patrimônio cultural



Porto Velho, RO - Está tramitando na Assembleia Legislativa do estado, a Aleam, o Projeto de Lei (PL) n° 7/2022, de autoria do presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (PV), que torna o festejo de Santo Antônio de Borba como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado.

Segundo Cidade, o evento, que acontece anualmente no município de Borba, movimenta a economia local e atrai turistas ao interior, o que o torna merecedor do reconhecimento.

“O festejo de Santo Antônio de Borba é realizado de 1º a 13 de junho e é o maior evento religioso do interior do nosso estado. É importante porque movimenta a economia local e atrai milhares de visitantes ao município de Borba. Então, nada mais justo do que tornar esse festejo em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Amazonas”, destacou Cidade.

O reconhecimento do Festejo de Santo Antônio de Borba é o que falta para assegurar esse patrimônio religioso no interior do Amazonas, uma vez que duas outras leis, também de autoria de Roberto Cidade, reconhecem como de relevantes interesse cultural e turístico do Estado a estátua de Santo Antônio de Borba (Lei nº 4.987/2019) e a Basílica de Santo Antônio de Borba (Lei nº 5.011/2019).



A festa

A Festa de Santo Antônio na cidade de Borba é um das mais antigas manifestações católicas celebradas na região Norte do Brasil. Instituída em 1756, por ação de padres missionários jesuítas, a festividade, com o decorrer dos anos, absorveu ritos de origem popular, mesclando-os à estrutura do catolicismo normativo, o que resultou numa celebração religiosa singular.

O ápice dos festejos ocorre no dia 13 de junho, data dedicada a Santo Antônio, e é marcada por uma procissão solene que reúne milhares de pessoas todos os anos. Antes do cortejo pelas ruas da cidade, a imagem de Santo Antônio é decorada com um manto de fitas e cédulas de dinheiro, aspecto distintivo não verificado em outras procissões tradicionais do Brasil.



Fonte: Portalcm7.com
Postagem Anterior Próxima Postagem