
Com os trabalhos realizados com a operação da Polícia Civil, 34 pessoas foram presas
Durante os trabalhos da equipe na operação, foram compreendidas 64 medidas cautelares, entre mandados de prisão, busca e apreensão, além de medidas constritivas de patrimônio relacionadas ao crime organizado.
Com as investigações, houve êxito por parte da equipe da Delegacia de Combate ao Crime Organizado (Draco), com o apoio de outras unidades, em descobrir a existência da organização, assim como a existência de inúmeros cargos e atribuições de tarefas entre os membros, voltados principalmente, para o tráfico de drogas e ações violentas contra rivais, bem como para garantir os controles de venda de entorpecentes.
Ainda foi verificado que o grau de especialização da organização criminosa era grande, que inclusive contava com assessoria jurídica. O profissional da advocacia, que além dos trâmites regulares, passou a atuar como membro da organização, levando e trazendo recados considerados indispensáveis ao desenvolvimento das atividades criminosas, participava ativamente na introdução de substâncias entorpecentes e aparelhos celulares em presídios.
Dentre os alvos presos, num total de 34, durante a “Operação Sevandija” nesta quinta-feira, além de integrantes de várias patentes da organização criminosa, está um agente público, que intermediava a entrada de drogas e aparelhos celulares para dentro de unidades prisionais.
CONDUTAS CRIMINOSAS
A investigação apurou que os representados com suas condutas incorreram nos crimes previstos no Artigo 2º, § 2º e 4º, incisos I e IV da Lei nº 12.850/2013 e Artigo 35 da Lei nº 11.343/2006.
OPERAÇÃO SEVANDIJA
A palavra “Sevandija” significa “pessoa que vive à custa alheia; parasito”. A denominação da fase ostensiva da operação é uma clara alusão a atuação dos representados que pautam suas vidas sobre valores totalmente deturpados, aproveitando-se das carências existentes nos rincões onde se encontra, instalados para achacar dinheiro da população e praticar ações violentas e a comercialização de substância entorpecente.