Ipem Rondônia promove auditoria em empresa de recauchutagem de pneus em Ji-Paraná

Ipem Rondônia promove auditoria em empresa de recauchutagem de pneus em Ji-Paraná

Pneu reformado deve apresentar etiqueta com a marca do Inmetro

Porto Velho, RO - O Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia fez nesta semana uma auditoria de concessão para empresa de recauchutagem de pneus na cidade de Ji-Paraná.

Na conferência realizada in loco pela equipe de fiscalização do órgão foi constada a conformidade no serviço por meio das portarias 480/2013 e 554/2015 do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro ).

A visita do Ipem deve-se ao fato de que o pneu reformado certificado deve apresentar, entre outras informações, estampadas em alto relevo ou em etiqueta vulcanizada na lateral, a marca do Inmetro com a expressão “recauchutado”, “recapado” ou “remoldado”, a designação da dimensão, capacidade de carga máxima e limite de velocidade que o pneu pode suportar, além do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) do reformador.

“A conferência dos serviços ofertados é minuciosa pois o trabalho de remoldagem de pneus tem que ser realizado de forma correta, seguindo todas as normas do Inmetro, pois o efeito contrário pode ocasionar riscos ao condutor de veículos”, pontuou a metrologista do Ipem, Elli Maus.

Dentro do trabalho executado em pneus, existem três tipos de reforma, dentre eles: a recapagem, a qual substitui-se a banda de rodagem, parte em que entra em contato com o solo; a recauchutagem, onde é substituída a parte externa entre a banda de rodagem e o flanco ou a parte lateral do pneu, os quais são denominados “ombros”; além da remoldagem, a qual promove alterações na banda de rodagem e ombros, toda a superfície dos flancos é reconstituída.

“Com o objetivo de reforçar o Plano Estratégico do Governo de Rondônia, o Ipem está nas ruas para executar ações que beneficiem a população visto que toda especificação técnica tem que ser seguida na auditoria das empresas de recauchutagem com o objetivo de evitar a circulação de pneus impróprios para o uso”, destacou o presidente do Ipem, Aziz Rahal Neto.

Em caso de dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode recorrer ao serviço da Ouvidoria do Ipem pelo telefone 0800 647 7277 de segunda a sexta, das 7h30 às 13h30, ou enviar e-mail para: ouvidor@ipem.ro.gov.br.
Postagem Anterior Próxima Postagem