Detran treina agentes de trânsito para atuação em novos métodos operacionais da Lei Seca em Rondônia

Detran treina agentes de trânsito para atuação em novos métodos operacionais da Lei Seca em Rondônia

Lei Seca Presente ficou mais dinâmica e agentes são treinados para padronizar operação no Estado

Porto Velho, RO - Com objetivo de dar maior dinamismo e melhores resultados nas ações, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) reformulou a operação Lei Seca e uma equipe da Diretoria Técnica de Fiscalização e Ações de Trânsito (Dtfat) está percorrendo as regionais para treinar os agentes e auxiliares de trânsito sobre os novos métodos operacionais da Lei Seca Presente, que inovou na forma de trabalhar com investimentos tecnológicos.

Na tarde desta quarta-feira, 2, o treinamento foi realizado na sede da Ciretran de Cacoal e contou com a participação dos agentes e auxiliares de trânsito da Região do Café que é composta pelos municípios de Cacoal; Pimenta Bueno; Espigão do Oeste; São Felipe do Oeste; Primavera do Oeste e Ministro Andreazza e também com a Regional da Zona da Mata, composta por Rolim de Moura; Alta Floresta e Alto Alegre dos Parecis.

O diretor de Fiscalização e Ações de Trânsito e Coordenador da Lei Seca em Rondônia, Welton Roney Nunes Ribeiro, disse que o Detran Rondônia adquiriu o etilômetro Alcolizer que foi desenvolvido na Austrália. “Esse aparelho é dotado de tecnologia avançada, tem medição rápida e detecta a presença de álcool no ar sem exigir que o motorista faça o teste assoprando no bico do bafômetro”, explicou Ribeiro.

O novo etilômetro consegue detectar teor alcoólico por aproximação

O coordenador da Lei Seca em Rondônia, explica que o novo aparelho tem ajudado a dar maior dinamismo na operação Lei Seca em todo o Estado, “com a chegada dos novos etilômetros conseguimos ampliar o número de motoristas abordados durante as operações e consequentemente flagrar um número maior de condutores dirigindo sob efeito alcoólico”, afirmou Welton Roney.

O foco principal da Lei Seca é tirar de circulação o motorista que ingeri bebida alcoólica e insiste em dirigir e “com a chegada do Alcolizer conseguimos mudar a forma de trabalhar a operação Lei Seca que ganhou maior agilidade nas abordagens dos condutores”, confirmou o coordenador da operação. O Alcolizer, também conhecido por etilômetro passivo capta a presença de álcool no ar e o motorista nem precisa descer do carro.

Basta aproximar o aparelho a alguns centímetros do condutor que estará respondendo algumas perguntas feitas pelo agente de trânsito, se em alguns segundos o etilômetro acender a luz amarela indica que pode haver álcool, já a luz vermelha aponta que o motorista bebeu, neste caso o condutor é convidado para fazer o teste tradicional assoprando no bafômetro.

Segundo a coordenadora de Registro Nacional de Infrações de Trânsito (Renainf), Samia de Lima Almeida o treinamento se faz necessário tendo em vista que todo modo operacional da Lei Seca foi mudado com a introdução do Alcolizer. O treinamento também conta com a participação do auxiliar em fiscalização de trânsito, Joe Araújo dos Santos e do agente de trânsito, Johelyton Hartmann Saldanha que revezaram nas aulas teóricas e práticas.

Durante o treinamento são abordados temas como: manuseio correto do etilômetro, utilização e higienização do aparelho, manual do usuário, a forma correta de abordar e tratar o cidadão durante a Lei Seca Presente, preenchimento de auto de infração. Outro tema bastante discutido durante o treinamento foi a diferença de atuação entre a Lei Seca tradicional e a Lei Seca Presente, que é mais dinâmica com foco no condutor alcoolizado.
Postagem Anterior Próxima Postagem