“Debochado e calculista”, diz delegado sobre assassino de mãe e filha

“Debochado e calculista”, diz delegado sobre assassino de mãe e filha


Durante depoimento realizado na 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), ele entrou em contradição diversas vezes

Porto Velho, RO - O perfil de Jeferson Barbosa dos Santos, 25 anos, acusado de matar mãe e filha a facadas, no Sol Nascente, chamou atenção dos investigadores. Ao ser preso, o criminoso se mostrou agressivo, frio, debochado e calculista. A polícia acredita que o homem apresentou uma versão falsa dos fatos em tentativa de não ser responsabilizado pelo duplo homicídio. Durante depoimento realizado na 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), ele entrou em contradição diversas vezes.


À coluna o delegado à frente das investigações, Thiago Peralva, detalhou que Jeferson Barbosa dos Santos, ao ver que a sua foto estava sendo divulgada na mídia, passou a temer pela própria vida. Ele estava escondido em Luís Eduardo Magalhães (BA) e entrou em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). O foragido tinha duas exigências: ser preso pela PCDF e que algum familiar acompanhasse a ação para que ele não tivesse o mesmo fim de seu amigo, o maníaco Lázaro Barbosa. Ambos pedidos foram cumpridos.




O delegado responsável pelo caso relatou que moradores da região disseram que eles eram vizinhos e praticavam vários crimes por ali juntos.


Quase dois meses após o crime, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) identificou o suspeito de matar Shirlene Ferreira da Silva, de 38 anos, e Tauane Rebeca da Silva, de 14 anos, em um córrego do Sol Nascente, no final de 2021 Divulgação/PCDF


Foi com base no depoimento de duas testemunhas que os policiais o identificaram o suspeito e conseguiram informações com o irmão do criminoso.


O autor do duplo homicídio é Jeferson Barbosa dos Santos, 25 anos. O criminoso, que é casado, deixou o Distrito Federal na companhia da mulher e foi preso na Bahia. .


Natural do município de Bom Jesus, no Piauí, Jeferson saiu do DF acompanhado da mulher com a justificativa de que iria passar o Natal na Bahia.

O homem tem passagem pela polícia do DF por lesão corporal e já foi vítima de tentativa de latrocínio. Agora, ele também foi indiciado por homicídio, aborto – uma vez que Shirlene estava grávida e perdeu o bebê – e ocultação de cadáver.


Barbosa morava próximo ao Córrego da Coruja, onde os corpos foram encontrados cobertos por folhas. O autor trabalhava com o irmão como carroceiro e catador de material reciclável.


Jeferson foi visto por testemunhas indo ao corrégo onde mãe e filha tomavam banho. Ele costumava dizer que ia ao local para "se dar bem com mulheres".

Segundo investigações da polícia, o suspeito era amigo do maníaco Lázaro Barbosa e se gabava da amizade que ele tinha com o homem acusado de matar quatro pessoas em uma chácara no DF.


O delegado responsável pelo caso relatou que moradores da região disseram que eles eram vizinhos e praticavam vários crimes por ali juntos.



Quase dois meses após o crime, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) identificou o suspeito de matar Shirlene Ferreira da Silva, de 38 anos, e Tauane Rebeca da Silva, de 14 anos, em um córrego do Sol Nascente, no final de 2021.

“Conversamos durante toda a viagem. Em alguns momentos, ele se mostrou frio. Em outros, agressivo. Tem personalidades diferentes, era dissimulado, debochado. Tentou tirar a culpa, falou que estava no local, mas não viu as vítimas. Contou que teve de ir para Bahia porque, supostamente, estava sendo ameaçado. De qualquer forma, vamos nos dedicar a entender se existe um coautor ou se ele cometeu o crime sozinho”, explicou Peralva.


Delegados Gustavo Araújo e Thiago Peralva.


Relembre

Shirlene Ferreira da Silva, 38 anos, e Tauane Rebeca da Silva, 14, foram vistas pela última vez quando saíram para tomar banho em um córrego. Os corpos, em avançado estado de decomposição, foram encontrados 11 dias depois, escondidos em um matagal.

Uma das hipóteses apuradas pela PCDF é a de que Jeferson Barbosa tenha tentado estuprar a adolescente. Shirlene Silva, que estava grávida de 4 meses, teria reagido e avançado no autor. A mãe tinha marcas que sugerem que ela tentou se defender.

O laudo feito pelo Instituto Médico Legal (IML) aponta que a gestante foi executada com 37 facadas. Um fato, entretanto, chamou a atenção dos investigadores: a única parte que não foi atingida pelos golpes foi o ventre da mulher.

A menina de 14 anos, que estava sem o short, foi esfaqueada e estrangulada. Há indícios de que ela tenha sido morta após a mãe ser assassinada, o que aponta para uma “queima de arquivo”. Exames indicam que as duas não foram abusadas sexualmente.


De acordo com a polícia, os cadáveres estavam em avançado estado de decomposição. A pericia nos corpos e na área pode ajudar na identificação da autoria do crimeGustavo Moreno/ Metrópoles



Fonte: Metrópoles
Postagem Anterior Próxima Postagem