Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar de Porto Velho ganham piano moderno e acústico

Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar de Porto Velho ganham piano moderno e acústico


Equipamentos vão contribuir com o avanço do ensino e aprendizado

Porto Velho, RO
 - Um sonho acaba de se tornar realidade para as Escolas de Música Jorge Andrade, Som na Leste e Francisco Lázaro dos Santos (Laio). Atendendo a uma determinação do prefeito Hildon Chaves, cada uma das unidades ganhou, nesta semana, um piano acústico e moderno, avaliado em cerca de R$ 40 mil cada.

Para a diretora do Centro Municipal de Arte e Cultura Escolar Jorge Andrade, Rose Barbosa, o instrumento proporciona mais motivação para o aprendizado, além de mudar completamente a dinâmica de ensino, permitindo que os alunos desempenhem melhor os seus estudos.

“Certamente teremos mais qualidade na performance dos professores e alunos. Esse equipamento tem um som muito melhor. Ele vai contribuir para o avanço no desempenho profissional do professor e, consequentemente, ao aprendizado do aluno, para aprimorar os estudos e as técnicas. É uma grande conquista”, disse.

Instrumento é avaliado em R$ 40 mil cada

Para o vice-diretor do Centro de Arte e Cultura Escolar Som na Leste, Juliermes Nascimento, o piano também significa ampliar a capacidade e as oportunidades para alcançar novos alunos e, assim, promover maior inclusão social e cultural na rede municipal de ensino, principalmente na zona Leste da capital.

“Esse equipamento veio acrescentar muito mesmo a escola como um todo e à comunidade da zona Leste da cidade e demais. Estamos bem felizes com a chegada desse instrumento. Significa que mais pessoas, especialmente jovens e crianças, serão beneficiados”, comentou.

ALUNOS

Somente na Jorge Andrade, cerca de mil alunos estudam pela manhã, tarde e noite, a maioria jovens e adolescentes. Nas três unidades da prefeitura, 80% das vagas são destinadas para estudantes da rede municipal de ensino, a maioria de famílias carentes. As outras vagas são para atender a comunidade em geral.

Juliermes Nascimento, diretor da Escola Som na Leste

INSCRIÇÕES

O edital de chamamento público para preenchimento das vagas nos Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar de Porto Velho, sob responsabilidade e organização da Secretaria Municipal de Educação (Semed) foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) na quarta-feira (9) e fica disponível até o próximo dia 13.

“Nos dias 14 e 15 de fevereiro será disponibilizado um link no site da prefeitura (www.portovelho.ro.gov.br) para que os interessados possam fazer suas inscrições, como se fosse uma chamada escolar. Posteriormente, nos dias 17 e 18, as pessoas que se inscreveram deverão comparecer pessoalmente, portando os documentos citados no edital, para fazer a matrícula”, completou.

MUDANÇA


Uma reivindicação dos alunos sobre a precária condição dos pianos chegou até o prefeito Hildon Chaves em 2019. Em julho daquele mesmo ano, foi criada a Lei Complementar nº 772, de 12 de julho de 2019, que transformou as Escolas Municipais de Músicas em Centros Municipais de Arte e Cultura Escolar de Porto Velho, disponibilizando também os cursos de dança e teatro.

Após a criação da lei, o prefeito determinou a compra de três pianos novos com recursos próprios do município que agora são entregues às unidades.


Postagem Anterior Próxima Postagem